Linguagem e política no Brasil contemporâneo: Uma reflexão a partir do pensamento de Victor Klemperer

Não é de hoje que a gramática autoritária que cerca o atual governo tem ocupado as redes sociais e as notícias na imprensa. No entanto, uma novidade pode ser observada recentemente: pronunciamentos que nos lembram o nazismo alemão ganharam protagonismo. 

Crescem diariamente comparações de Bolsonaro com Hitler e afirmações de que estamos vivendo o nazismo à brasileira.

Mesmo que não haja consenso sobre a possibilidade de uma comparação sistemática, é inegável o processo de brutalização dos discursos que cercam o atual governo e mesmo de membros do executivo, o que ficou ainda mais evidente na atual crise política, econômica e sanitária. 

Nesse contexto, “Israel” e “o judeu” constituem termos fundamentais do dicionário bolsonarista que nos traz o nazismo à memória.

Essa será a discussão do webinar “Linguagem e política no Brasil contemporâneo: Uma reflexão a partir do pensamento de Victor Klemperer”, na próxima quinta-feira, 28/05, às 18:00.

Não precisa de inscrição para participar. O evento será realizado na plataforma Zoom.

CONVIDADOS:

Michel Gherman – Professor de História na Universidade Federal Fluminense, coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da UFRJ, Diretor de Conteúdo do Instituto Brasil-Israel e pesquisador da universidade de Ben Gurion no Negev. 

Omar Thomaz – Professor do Departamento de Pós-graduação em História e Antropologia na Unicamp e coordenador do Centro de Estudos em Migrações Internacionais da mesma universidade.

MEDIAÇÃO:

Milleni Freitas: Graduanda de História e pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da UFRJ.

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo