Disciplina sobre sociedade israelense na USP abre vagas para o grande público

A disciplina “A Sociedade Israelense: À procura de uma Identidade Nacional num contexto de Crise Contínua” abriu 5 vagas para alunos especiais. As aulas serão ministradas em português pela Profa. Dra. Marta Francisca Topel e Bruno José Szlak  (Pós-Doc do Departamento de Letras Orientais), às terças-feiras, das 14h às 18h, a partir do dia 27/09/2019.

A disciplina fornece aos alunos subsídios teóricos metodológicos e históricos para compreender as múltiplas facetas da sociedade israelense contemporânea. Ao longo do curso serão discutidas as diversas estratégias para a criação de uma identidade coletiva israelense durante os anos da formação do Estado de Israel. Em seguida, será discutida a fragmentação dessa identidade nacional coletiva nos anos subsequentes e será examinada sua transformação na condição atual: um conjunto de caleidoscópio de identidades diferentes e até contrastantes entre si, em contínua luta pela conquista da hegemonia cultural. No programa da disciplina, estão temas como: movimentos nacionalistas e o surgimento do movimento sionista, Nakbah, movimentos pela paz em Israel, a construção da identidade nacional em Israel, homogeneização cultural e multiculturalismo em Israel, exército e sociedade civil israelense, fundamentalismos religiosos, a força do terceiro setor na sociedade israelense e palestina, a contradição entre Estado judaico e democrático, entre outros.

As inscrições vão até o dia 31/07/2019. Os interessados devem pagar uma taxa no ato da inscrição no valor de R$ 80,00 através de boleto. Sobre as regras para os pedidos de isenção de taxa clique aqui. Não Haverá devolução de taxa para os não selecionados. Os candidatos a aluno especial passarão por uma seleção através de análise de currículo e histórico escolar. O resultado será publicado no site do Departamento de Letras Modernas da USP. A documentação para inscrição deve ser enviada pelo link de inscrição.

Documentos para a inscrição:
a) Formulário de Inscrição
b) Currículo Vitae – de preferência, informar apenas o link do CV Lattes.
c) RG (cópia simples) (não será aceito Carteira Profissional nem Carteira de Habilitação)
d) Diploma de Graduação (cópia simples – frente e verso na mesma página) – Não será aceito Atestado de Conclusão sem data da Colação de Grau ou Atestado de Provável Bacharel
e) Histórico Escolar da Graduação (cópia simples)
f) Carta ao ministrante justificando a escolha da disciplina (máximo 1 página)
*Alunos estrangeiros, além dos documentos acima, deverão entregar, até a data da matrícula, uma cópia simples do RNE. A inscrição poderá ser feita com o Passaporte.

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo