Instituto Brasil-Israel lança livro do ativista e negociador Gershon Baskin

Este livro é dedicado a todas as vítimas inocentes do conflito Israel-Palestina. Ele foi escrito na esperança de que mais vidas inocentes não se perderão devido à incapacidade dos líderes de voltar à mesa de reunião para negociar a paz. Ele é dedicado a todos os heróis, israelenses e palestinos, que dão suas vidas, todos os dias, sem exceção, à busca pela paz. A paz é criada pelas ações das pessoas para mudar atitudes e comportamentos, e criar a esperança de um amanhã muito melhor. – Gershon Baskin

O Instituto Brasil-Israel e a Ayllon Editora lançam, no dia 02/02, “Israel e Palestina Um ativista em busca da paz”, de Gershon Baskin. O livro apresenta, em narrativa testemunhal e direta, o relato do pacifista Gershon Baskin sobre sua atuação no conflito entre israelenses e palestinos, incluindo passagens de quando negociou pessoalmente com Abu Mazen e Yasser Arafat, assim como indiretamente com a equipe de Yitzhak Rabin. Baskin relata também como atuou na vila árabe de Kufr Qara, sobre os quais narra os efeitos da indiferença resultada da disparidade cultural e da segregação, procurando argumentar que, sem um espaço de experiência compartilhada na cultura, não há caminho para a paz.

O ativista também atuou em movimentos pelos direitos humanos, antirracistas e feministas dos anos 1970 nos Estados Unidos. Imigrou para Israel ainda jovem, vindo a se tornar fundador e dirigente da Israel-Palestina: Iniciativas Regionais Criativas (IPCRI), instituição dedicada à construção da paz na região. Tornou-se interlocutor em inúmeras negociações secretas entre Israel e a Organização para Libertação da Palestina (OLP) e Hamas. Teve papel decisivo no casos da libertação do soldado israelense Gilad Shalit, prisioneiro em Gaza por cinco anos.

O livro é parte da coleção Índigo, fruto de uma parceria do Instituto Brasil-Israel e da Ayllon Editora, que reúne publicações que contribuem para a qualificação do debate público sobre o Estado de Israel, sionismo e judaísmo através de textos que promovem a abertura de caminhos para o diálogo e espaço para a diversidade de opiniões. A apresentação é do psicanalista Christian Dunker, que viajou à Israel e Palestina, a convite do Instituto Brasil-Israel, no começo de 2020.

Para o coordenador executivo do IBI, Rafael Kruchin, “Gershon Baskin nos mostra que o conflito Israel-Palestina criou, além de fronteiras físicas, também barreiras psicológicas. Em sua trajetória como pacifista, Baskin defende que palestinos e israelenses, impossibilitados de se comunicarem por meio de uma linguagem universal ou por referências culturais comuns, precisam inventar novos mecanismos de escuta e interação. Para o IBI, uma leitura fundamental para quem se interessa pelo diálogo e pela mediação de conflitos”.

Sobre Gershon Baskin

Fundador e líder da organização Israel-Palestine Creative Regional Initiatives. Empreendedor político e social, focado em projetos de energia renovável no Oriente Médio, possui PhD em assuntos internacionais pela University of Greenwich. Conhecido pelo apelido “O Mediador”, foi responsável pela mediação da libertação do soldado israelense Gilad Shalit após 5 anos e 4 meses nas mãos do Hamas.

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo