9 curiosidades sobre o Bahrein

9 curiosidades sobre o Bahrein, país que assina, nesta terça-feira (15/09), acordos de normalização das relações diplomáticas com Israel.

1. Bahrein é um território situado no golfo Pérsico, formado por 36 ilhas.

2. A pesca de pérolas foi, durante muito tempo, sua principal fonte de riquezas. Em 1932, descobriu-se petróleo em Awali, no centro da ilha de Bahrein.

3. Foi o primeiro país a descobrir, explorar e exportar petróleo no Golfo Pérsico. No entanto, estudos dizem que ele poderá se esgotar na primeira metade deste século.

4. Bahrein é, desde 1973, uma monarquia constitucional, com um primeiro-ministro e um gabinete integralmente apontados pelo rei Hamad bin Isa al-Khalifa.

5. Há tensões políticas profundas entre a família real sunita e a população de maioria xiita. Os xiitas em geral descendem da população persa que ocupou a ilha no passado, enquanto que os sunitas são árabes ligados à dinastia que governa o país.

6. A composição étnica do país é formada por árabes barenitas (63%), outros árabes (12%), afeganes, paquistaneses e indianos (25%).

7. Foi um protetorado militar e comercial do Reino Unido, depois de terem assinado um tratado de nome Trégua Perpétua de Paz, em 1861. Adquiriu sua independência em 1971.

8. Em 2011, houve uma série de protestos pró-democracia no país, inspirados na Primavera Árabe, mas foram reprimidos com violência. A monarquia sunita suprimiu direitos políticos e liberdades civis e combateu duramente dissidentes xiitas.

9. Em 2001, as mulheres votaram pela primeira vez

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo