A disputa entre setores laicos e ortodoxos durante a pandemia de Coronavírus

A campanha de vacinação continua em Israel, país que mais vacinou proporcionalmente sua população em todo o mundo. Ainda assim, a despeito da esperança trazida pela vacina, Israel passa por um grande problema interno que desafia a coexistência entre uma maioria laica e uma minoria ultraortodoxa. Os haredim, grupo de judeus ultrarreligiosos, são apenas 13% da população, e mesmo assim representam mais de um terço dos contaminados pela Covid-19 no país.

Essa disputa não é de hoje, o confronto entre religião e Estado começou muito antes da pandemia. Dentro desse contexto, não é difícil imaginar que confrontos ocorram de tempos em tempos, mas nenhum deles foi tão expressivo quanto o da última semana, envolvendo grupos haredi e a polícia israelense. Com destruição e queima de ônibus, os ultrarreligiosos protestaram contra a intervenção das forças de segurança para conter aglomerações, já que, ignorando as recomendações do Ministério da Saúde, eventos como casamentos e sinagogas estão sempre cheios.

Ana Buchmann e Amanda Hatzyrah conversaram com a antropóloga Marta Topel, professora e Diretora do Centro de Estudos Judaicos da USP, e com Richard Sihel, pedagogo e guia do Museu Yad Vashem, que mora em Jerusalém e está acompanhando tudo de perto. Para Marta, a origem da disputa entre os setores laicos e ortodoxos é a Lei do Status Quo, assinada por Ben Gurion na fundação do Estado de Israel. Tal disputa se exacerbou durante a pandemia. Richard conta que a repressão policial foi violenta contra aglomerações dos haredim, e a revolta dos grupos ultrarreligiosos contra o lockdown israelense aumentou em grande escala, gerando, também, ações violentas como depredação de um trem em Jerusalém.

Onde ouvir

Anchor

Apple Podcasts

Breaker

Castbox

Deezer

Google Podcasts

Orelo

Pocket Casts

Podcast Addict

RadioPublic

Spotify

Stitcher

YouTube

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo