Alunos debatem aspectos multiculturais das sociedades palestina e israelense

Para trazer o tópico da diversidade cultural existente em Israel e na Palestina, a quinta aula do curso “Precisamos falar sobre Israel e Palestina”, realizada na última quinta-feira (30), propôs aos alunos uma atividade de “role-play”. A dinâmica de grupo foi conduzida por Alexandra Nigri e Michelle Fidelholc.

Cada participante ganhou um cartão que indicava uma identidade com diversas peculiaridades: israelense, palestino, árabe, religioso, laico, político, apolítico, entre outras. Na atividade, os alunos foram convidados a aprofundar aspectos das personalidades descritas nos cartões e, posteriormente, a dividir seus pontos de vista entre si.

Após o primeiro contato, houve uma análise das diferenças e semelhanças entre as apresentações dos alunos, que se organizaram em grupos, de acordo com suas opiniões e interesses pessoais. Depois, para compreender melhor os vários aspectos das personalidades de cada uma das personas, os alunos debateram sobre a complexidade do multiculturalismo das sociedades israelense e palestina. A aula terminou com uma reflexão, proposta após a exibição de um trecho do vídeo “The danger of a single story”, da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie.

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo