Antissemitismo Moderno

“A luta não é entre antissemitas e judeus. A luta é entre antissemitas e qualquer um que acredite em valores de equidade, justiça e liberdade.” Essa frase foi dita pelo Ministro das Relações Exteriores de Israel, Yair Lapid, em um discurso em 14 de julho de 2021.

O antissemitismo e o ódio aos judeus que, pra muitos, parece coisa do passado, mas não é. Os casos de violência e ataques contra judeus em todo mundo aumentam e geram grandes preocupações e, claro, medo.

Como o antissemitismo se modernizou? O que mudou nele ao longo dos anos? E por que ele continua tão atual?

Amanda Hatzyrah e Ana Clara Buchmann conversaram com Maria Luiza Tucci, doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), livre-docente pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humana da USP, pesquisadora de temas como holocausto, autoritarismo, antissemitismo e memória, autora de diversos livros, como “Dez mitos sobre os judeus”, “O Anti-semitismo nas Américas: História e Memória”, entre outros.

Para ela, elementos como “populismo, xenofobia, racismo, discriminação, entre outros, fazem parte de uma postura que favorece a circulação do antissemitismo”. Tucci iniciou a conversa fazendo menção à historiadora Anita Novinsky, grande referência na pesquisa da história judaica no Brasil, que faleceu esta semana.

Onde ouvir

Anchor

Apple Podcasts

Breaker

Castbox

Deezer

Google Podcasts

Orelo

Pocket Casts

Podcast Addict

RadioPublic

Spotify

Stitcher

YouTube

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo