Brasil terá representante em um dos maiores eventos judaicos-LGBTQ internacionais

Na última década, diversas iniciativas de inclusão e diálogo sobre a temática LGBTQ vêm ganhando espaço dentro do mundo judaico em suas diversas nuances, desde religiosa até cultural. Organizações, instituições e grupos ao redor do globo vêm criando ambientes e oportunidades para receber e ouvir uma parcela da comunidade judaica que por um tempo se considerou à parte da mesma. 

Neste ano, apesar das dificuldades ocasionadas pela pandemia do COVID-19, estas diversas organizações têm se mobilizado para que o engajamento de seus projetos não seja interrompido. Assim, aproveitando-se da internet e dos mais diversos formatos tecnológicos para se conectarem em nível global, vêm desenvolvendo projetos para educação e ativismo LGBTQ-judaico.

A Agudá (Organização nacional LGBTQ de Israel) em parceria com a Wider Bridge, Keshet, JQY e outras organizações LGBTQ judaicas ao redor do mundo desenvolveram o projeto “Pride In The Living Room” com o objetivo de compartilhar histórias e conteúdo de educação LGBTQ-judaica para, além de produção de conhecimento sobre a temática, também atingir pessoas que precisam e podem se sentir representadas a partir desta iniciativa. Para o projeto, foram convidados ativistas, referências e lideranças da temática provenientes de oito países. O Brasil se destaca sendo o único país latino-americano com um representante. 

Integrante da comunidade judaica do Recife, Pernambuco, André Liberman foi responsável pelo primeiro “Pride Shabat” (cerimônia de shabat dedicada à diversidade) dentro de uma sinagoga com uma liturgia e prédica inclusiva no país, além de ser escritor do primeiro material de celebração do Chodesh haGa’avá (mês do orgulho) da União do Judaísmo Reformista da América Latina.

Aos vinte anos, é membro da juventude da UJR-Amlat e colaborador do Instituto Brasil-Israel, sendo um dos paticipantes do departamento LGBTQ do Instituto. Também integra o “Hineni”, grupo de inclusão social LGBTQ da Federação Israelita de São Paulo. Ativista pelos direitos humanos com foco nos direitos LGBTQ, é estudioso da temática LGBTQ-judaica, principalmente no tratante de assuntos relacionados à religião e espiritualidade, além da história do movimento de empoderamento dentro do mundo judaico. 

No evento, André abordará questões do judaísmo relacionadas à temática LGBTQ e a importância do ativismo enquanto um valor judaico, além de sua experiência enquanto judeu LGBTQ. Será transmitido por Zoom e pela página oficial da Agudá no facebook no dia 04 de agosto (terça-feira) às 15:30 no horário de Brasília. Para participar, basta ficar atento à página do evento no facebook, onde será disponibilizado o link do zoom antes da transmissão. O Instituto Brasil Israel apoia, não só como um evento com participação de um dos membros do Instituto, mas como uma forma de demonstração e incentivo à equidade e pluralidade não só para a vivência judaica, mas também como exemplo para a sociedade como um todo.

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo