Casa do Saber apresenta primeira aula de curso em parceria com o IBI

Casa do Saber deu início, na última segunda-feira (16/07), ao curso Israel: Trajetórias e Perspectivas, realizado em parceria com o IBI. A primeira aula, ministrada pelo cientista social Daniel Douek, tratou dos limites geográficos e sociais do país. Foram abordadas as variações das fronteiras territoriais, devido ao histórico de guerras e acordos de paz, que implicaram em mudanças na composição da sociedade. 

“Mudanças nas fronteiras modificam também o status social daqueles que habitam o território”, disse Douek. “A cada alteração geográfica, há uma alteração no âmago da sociedade”, completa. 

Para o professor, a falta de clareza nos contornos geográficos e sociais, assim como as tensões inerentes à busca por um Estado judaico e democrático, acaba alavancando discursos contraditórios. “Platitudes do tipo ‘Israel é a única democracia do Oriente Médio’ ou ‘Israel é um Estado de Apartheid’, podem soar mais ou menos verossímeis a depender do recorte que se faz, se a atenção do observador é dirigida a Jerusalém, Haifa, Tel Aviv ou Hebron”.

Um antídoto contra as caricaturas ideológicas estaria no esforço para considerar as múltiplas realidades que coexistem no espaço.

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo