Em sua primeira edição em Porto Alegre, Michel Gherman ministra a aula inaugural do curso do IBI

Michel Gherman, colaborador do IBI e professor da UFRJ, ministrou na última quinta-feira (08) a aula inaugural do primeiro curso de formação do IBI em Porto Alegre, “Precisamos falar sobre Israel e Palestina”, abordando o tema “De quem é o Oriente Médio?”.

De forma cativante e próxima dos participantes, Michel abordou, em um primeiro momento, os nacionalismos tanto Judaico quanto Palestino, focando em seus respectivos processos de constituição, diferenças e semelhanças, que enfatizam a pluralidade da região. 

Com referência a posters da primeira metade do século XX, Gherman abordou de forma visual a discussão, evidenciando a construção destes movimentos. Com associações antropológicas, foram abordados tópicos como a terra, a ortodoxia e o assimilacionismo, importantes para entender o movimento nacional judaico. A discussão seguiu para as diversas concepções históricas de Israel e Palestina e sua relação com as populações locais, demonstrando a origem do conflito.

Na próxima quinta-feira (15), Carla Holand apresentará a aula “Aspectos históricos e geopolíticos do conflito Israel-Palestina e das Relações do Brasil com o Oriente Médio”, aproximando as temáticas com o Brasil.

Quer saber mais informações sobre nossos cursos e eventos? Escreva para contato@institutobrasilisrael.org ou mande uma mensagem de WhatsApp para (11) 94910-2149.

p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Helvetica}
p.p2 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Helvetica; min-height: 14.0px}

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo