Evento em parceria com Hashomer Hatzair homenageou Ana Rosa Kucinski

No último sábado, dia 15/06/2019, ocorreu no Ken Amoz Oz do Movimento Juvenil Hashomer Hatzair uma roda de conversa com os convidados Bernardo Kucinski e Ana Caroline Castro. O evento, que foi uma parceria do Instituto Brasil Israel com o Hashomer Hatzair São Paulo, a Associação Cultural Mordechai Anilevitch São Paulo e a Congregação Beth-El São Paulo, abordou a história de Ana Rosa Kucinski, uma das 210 pessoas que ainda estão desaparecidas, desde a época da Ditadura Militar.

A conversa teve início a partir de dois livros: “Kaddish – Prece para uma desaparecida”, lançado recentemente e escrito por Ana Castro, e “K.”, escrito por Bernardo Kucinski, irmão de Ana Rosa. O primeiro é a biografia de Ana Rosa Kucinski e o segundo é a história de sua família após seu desaparecimento. “Meu livro acaba onde o livro do Bernardo começa”, conta Ana Castro.

Durante a roda de conversa, foram abordados temas como a importância da comunidade judaica e do movimento juvenil Dror na vida de Ana Rosa, a rigidez da ditadura militar no Brasil e como uma história pode ser contada a partir de diferentes pontos de vista. “No Brasil, a história é contada pelo opressor e, com isso, algumas histórias tão especiais quanto a de Ana Rosa são ofuscadas”, disse Bernardo.

O evento terminou de forma descontraída, com perguntas, compartilhamento de histórias pessoais e a venda do livro de Ana Castro.

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo