Evento no Dia Internacional em Memória às vítimas do Holocausto discute a relação histórica entre judeus e negros

Com a proposta de expor as conexões históricas e ainda presentes nas estruturas sociais sobre dois grupos oprimidos e violentados ao longo da História, o Instituto Brasil-Israel, em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares, promove o debate “77 anos da libertação de Auschwitz – negros e judeus no Holocausto”.

Nas palavras de Michel Gherman, professor de sociologia da UFRJ e assessor acadêmico do Instituto Brasil-Israel (IBI), “judeus e negros são as maiores vítimas do século XX e compartilham na perspectiva dos nazistas a dimensão mais elaborada de raças inferiores ou degeneradas”.

Para Valdir Martins, coordenador de pós-graduação, pesquisa e extensão da Universidade Zumbi dos Palmares, “o evento permitirá demonstrar que os negros também sofreram as brutalidades e perseguições nessa triste passagem da história”.

Para Rafael Kruchin, coordenador de programas e projetos do IBI, “falar das minorias que foram perseguidas no Holocausto é lembrar que a libertação de Auschwitz é um paradigma da luta por direitos humanos para judeus, negros, e tantos outros. A opressão nunca deve ser vista como problema apenas da minoria oprimida, mas de todos aqueles que lutam, até hoje, por uma sociedade mais justa”.

O painel conta com três especialistas: a doutora em Antropologia, conselheira consultiva do IBI e especialista em Altos Estudos do Holocausto pelo museu Yad Vashem de Israel, Rosiane Rodrigues, o professor de pós-graduação em Antropologia Social e História da UNICAMP, Omar Thomaz, e Carlos Reiss, educador e coordenador-geral do Museu do Holocausto de Curitiba.

Transmissão ao vivo nos canais do Youtube do Instituto Brasil-Israel e da Universidade Zumbi dos Palmares.

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo