Filmes israelenses na 45º Mostra Internacional de Cinema

Nesta quinta-feira, 21/10, começa a 45º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. A programação conta com 264 filmes, de 76 países, que serão exibidos em salas de cinema e em plataformas online. O festival vai até o dia 3 de novembro e conta com três filmes israelenses na programação.

Confira!

AHED’S KNEE
Direção: Nadav Lapid
França, Alemanha, Israel | 2021 | Ficção | Cor | 109 min

Um cineasta israelense na casa dos 40 anos de idade chega a um vilarejo isolado nos confins do deserto onde irá apresentar um de seus filmes. No local, encontra Yahalom, representante do Ministério da Cultura, e então começa a travar duas batalhas impossíveis: uma contra a morte da liberdade de expressão em seu país, e a outra, contra a morte de sua mãe. Vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes.

Horários e salas
27/10 – 13:30 – Espaço Itaú de Cinema Augusta sala 1
30/10 – 18:40 – Cine Marquise Sala Globoplay 1
03/11 – 20:40 – Cinesala

* Este filme também será exibido na plataforma Mostra Play. 

ALTA DEMANDA: A VIDA E A OBRA DE DANI KARAVAN
Direção: Barak Heymann
Israel, Polônia | 2021 | Documentário | Cor | 66 min

O artista israelense Dani Karavan criou quase uma centena de instalações ambientais ao redor do mundo. Apesar de ter recebido alguns dos mais importantes prêmios internacionais de arte e ser chamado com frequência para falar e dar palestras sobre seu trabalho revolucionário, Karavan não está nem um pouco feliz. Suas estruturas monumentais estão se deteriorando rapidamente, e a idade avançada começa a pesar. O clima político em seu país o deixa irritado, tanto quanto o diretor do documentário que está sendo feito sobre ele. Além disso, Karavan se envolve num grave conflito político e artístico devido ao seu último trabalho: um monumento aos poloneses que arriscaram a vida para salvar judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

Horários e salas
23/10 – 13:30 – Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca 5
01/11 – 19:30 – Espaço Itaú de Cinema Augusta sala 3

* Este filme também será exibido na plataforma Mostra Play.

DEIXE AMANHECER
Direção: Eran Kolirin
Israel, França | 2021 | Ficção | Cor | 91 min

Filme exibido na seção “Um Certo Olhar” do Festival de Cannes, narrada a vida de Sami, que vive em Jerusalém com a esposa e o filho. Um convite para o casamento do irmão o força a voltar à cidade árabe onde cresceu. Depois da cerimônia, sem explicação alguma, a cidade é posta em confinamento por soldados israelenses. O caos domina o lugar durante a noite, afetando os que ficaram presos entre os muros. Separado do mundo exterior e enclausurado em uma situação inesperada, Sami observa tudo desmoronar ao seu redor. Baseado no romance homônimo do escritor Sayed Kashua. 

Horários e salas
30/10 – 15:50 – Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca 4
31/10 – 13:30 – Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca 5
02/11 – 20:15 – Petra Belas Artes sala 2 – Leon Cakoff

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo