Historiador Michel Gherman lança livro sobre o sionismo no Brasil com debates em SP e no RJ

O historiador Michel Gherman, professor da UFRJ e colaborador do Instituto Brasil-Israel, lança, em São Paulo e no Rio de Janeiro, o livro “O início do Sionismo no Brasil – Ambiguidades da História”, pela editora Unifesp.

Na capital paulista, o lançamento, acompanhado de um debate com o autor acontece no dia 25 de março, às 19h, na Livraria Martins Fontes, na Avenida Paulista, e tem o apoio da B’nai B’rith. Já no Rio de Janeiro, o lançamento acontece no dia 28 de março, às 19h30, em Botafogo. Na ocasião, também será lançado o livro “Luz sobre o caos: educação e memória do Holocausto” de Carlos Reiss, coordenador-geral do Museu do Holocausto de Curitiba. Os dois autores participam de uma conversa com mediação de Luis Edmundo Moraes, professor de História da UFRRJ.

Resultado de cinco anos de pesquisa, o livro de Michel Gherman propõe a compreensão do sionismo, o movimento nacional judaico, como fenômeno histórico. “Hoje o sionismo é tratado principalmente a partir de perspectivas políticas e ideológicas. Isso tem inviabilizado o seu estudo”, explica o historiador. “O livro pretende inaugurar uma nova fase desses estudos no Brasil”, completa.

O professor e coordenador do Núcleo de Estudos Árabe Judaico da UFRJ também chama atenção para a falta de conhecimento sobre o conceito de sionismo, não raro utilizado como adjetivo de forma pejorativa em alguns setores da sociedade brasileira. “Existem contradições e ambiguidades dentro do movimento sionista. Sionismo, como sempre digo, deve ser dito no plural”, defende.

Serviço:

O início do Sionismo no Brasil – Ambiguidades da História



Lançamento em São Paulo
 – Debate com Michel Gherman
Data: 25 de março, segunda-feira


Horário: 19h
Local: Livraria Martins Fontes. Avenida Paulista, 509.

Lançamento no Rio de Janeiro
 – Conversa com Carlos Reiss e Michel Gherman.
Mediação: Luis Edmundo Mores

Data: 28 de março, quinta-feira
Horário: 19h30

Local: Rua das Palmeiras, 54 – Botafogo


ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo