IBI dá palestra a integrantes dos movimentos Dror e Hashomer

Colaboradores do Instituto Brasil-Israel comandaram bate-papo, sábado (23/06), para cerca de 20 integrantes dos movimentos Habonim Dror e Hashomer Hatzair, na sede do Dror. O cientista social Daniel Douek, em sua fala, chamou a atenção para as maneiras como, muitas vezes, as mesmas palavras são utilizadas para alavancar agendas políticas contraditórias no que se refere ao conflito entre israelense e palestinos. 

“Na ação política, levada a cabo por governos ou movimentos sociais, a ambiguidade do vocabulário não é incidental, mas desejável, pois acaba operando para aglutinar uma gama variada de posicionamentos”, afirmou.

Segundo ele, isso ocorre quando se utilizam expressões como “ocupação”, “sionismo” ou “palestina livre”. “Nas ruas ou nos espaços de poder, discursos sobre Israel e Palestina estão permeados de palavras, conceitos e slogans passíveis de diversas interpretações. Qualquer tentativa de compreensão dos interesses em disputa deve começar por um processo de ‘desambiguação'”, completou. 

Quer saber mais sobre nosso ciclo de palestras? Mande e-mail para contato@institutobrasilisrael.org ou um whatsAPP para 949102149.

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo