IBI em casa: bate-papo com o cineasta israelense Amos Gitai

O Instituto Brasil-Israel recebeu o cineasta Amos Gitai, para um bate-papo, com convidados. O israelense está no Brasil a convite da Mostra Internacional de Cinema de SP e lançou o livro “Em Tempos Como Estes”,  com cartas escritas por sua mãe, Efratia. 

Durante a conversa, Amos contou como foi sua passagem pelo serviço militar (onde quase morreu durante a Guerra de Ion Kippur), sobre o ofício de cineasta, sobre a importância de se preservar o pensamento crítico dentro da sociedade israelense ” é a crítica que nos faz crescer e  que vai garantir nossa sobrevivência”, afirmou. 

Depois de uma fala sobre suas origens e sobre seu percurso na arquitetura e no cinema, o diretor respondeu a perguntas. Afirmou ser a favor de que os ortodoxos participem de algum serviço social do país, não necessariamente o exército. “É importante que eles saibam que estão fazendo parte de um país e que têm pessoas diferentes. É no contato com o outro que combatemos os extremismos. Isolados, tendemos a ser mais radicais. Não precisa ser exército, pode ser um trabalho em hospitais, em serviços públicos”.  Sobre as eleições em Israel, o cineasta afirmou ser bem realista e que espera que, caso Benny Gantz, ganhe ele adote uma postura parece a de Ytzak Rabin: “pragmática e sem demagogias propagandistas”. 

Amos também falou sobre a paz ser uma escolha nada passional, “não à toa”, disse “a maioria dos realizadores dos projetos de paz são militares. Porque eles sabem o horror da guerra, que não tem nada de bom”.  Indagado sobre o BDS, Amos afirmou ser totalmente contra o boicote. “Sou pelo diálogo, pela crítica, pela expressão. Nunca por tentar calar alguém. As pessoas vão boicotar o David Grossman, a memória de Amós Oz? Não faz o menor sentido. É preciso que se fale, critique, mas não boicote”. 

Quer receber um IBI em casa? Entre em contato conosco: contato@institutobrasilisrael.org.br

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo