IBI participa de workshop sobre religião, política e identidade na Unicamp

Na última terça-feira (13), o IBI esteve presente no workshop “Religião, política e identidade: “Judeus”, “Cristãos” e os desafios dos estudos sobre neopentecostalismo”, no IFCH/Unicamp. O evento, que contou com a presença de Omar Ribeiro Thomaz (IFCH-Unicamp), Ronaldo Almeida (IFCH-Unicamp), Rodrigo Toniol (IFCH-Unicamp) e Michel Gherman (NIEJ-UFRJ), procurou explorar as abordagens e os usos de perspectivas religiosas no campo político.

Após a abertura de Omar Ribeiro, Ronaldo Almeida fez uma abordagem antropológica do imaginário de Israel pelos evangélicos, categoria que considerou mais pertinente a sua proposta que neopentecostais, além das abordagens teológicas exploradas em sua fala. Na sequência, Rodrigo Toniol examinou a ideia da necessidade de representação material das religiões, analisando objetos que saem dos cultos para se tornarem parte da cultura. Por fim, Michel Gherman abordou o judaísmo imaginário, e o processo de conversão e desconversão entre as comunidades judaica e neopentecostal, tema de seus últimos artigos publicados.

As participações e contribuições do público foram fundamentais para a construção de interessantes diálogos, e os professores não só responderam às questões propostas, como também levantaram outras discussões. Com transmissão ao vivo, o workshop ficou acessível para aqueles que não puderam estar presente, na tentativa de ampliar as discussões sobre o tema.   

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo