Literatura israelense é destaque na revista Quatro cinco um deste mês

Já está nas bancas a edição de abril da revista Quatro cinco um – e essa você não pode perder!

Com o apoio do IBI, a edição dedicou várias páginas à literatura israelense.

Na matéria de capa, uma entrevista com um dos principais escritores de Israel, David Grossman, realizada pelo jornalista Diogo Bercito.

Grossman já publicou mais de vinte livros, diversos deles disponíveis em tradução para o português, como “Alguém para correr comigo” (2005) e “A mulher foge (2009)”. 

Na entrevista, o escritor falou sobre seu último romance, “A vida brinca muito comigo”, lançado em 2019.

O livro demorou duas décadas para ser finalizado e narra histórias reinventadas por ele, contadas por uma leitora nascida em uma família judia na antiga Iugoslávia, sobrevivente da ditadura e que tinha sido presa em um gulag na atual Croácia.

Grossman falou também sobre seu processo de escrita, e sobre o conflito israelense-palestino – o escritor milita pelo fim da ocupação na Cisjordânia, já serviu no Exército, trabalhou como jornalista (e foi demitido por atritos com o governo), perdeu um filho na guerra e até hoje participa de passeatas da oposição.

“Não posso tolerar a ideia de que o meu povo — que eu considero moral — ocupe e oprima um outro povo. Como nos acostumamos a esta situação?”.

Acompanham a entrevista uma resenha sobre “A vida brinca muito comigo”, por Thaís Lancman, e um perfil de Paulo Geiger, tradutor da obra e amigo pessoal de Amós Oz, outro grande expoente da literatura israelense.

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo