Michel Gherman encerra curso da Casa do Saber em parceria com o IBI

Michel Gherman fechou o ciclo de quatro aulas do curso “Israel: Trajetórias e Perspectivas”, na Casa do Saber, em parceria com o IBI, na última segunda-feira (06/08). 

O professor da UFRJ iniciou a aula “Tendências da sociedade israelense contemporânea: o que esperar do futuro? Como Israel chegará aos 100 anos?” falando sobre como o conceito de nacionalismo – de forma mais abrangente – pode ser interpretado como uma invenção política, sem fazer juízo de valor. Assim sendo, com o sionismo não seria diferente. 

O historiador também explicou as origens do sionismo, na visão de Theodor Herzl, na qual não poderia se constituir um movimento “nem religioso e nem revolucionário, mas sim, nacional”, disse.  Ainda sobre os nacionalismos e criações políticas, Gherman explicou sobre a autoctonia da Palestina histórica e como ela é usada por ambos os povos para justificar seus direitos e direitos de retorno. 

Depois de um panorama geral sobre a histórica do conflito israelo-palestino – passando por mudanças demográficas de populações e histórias trágicas provenientes de guerras civis – Gherman entrou em questões atuais como a última lei aprovada em Israel, sobre Estado- Nação. E finalizou a aula problematizando que Israel tem um desafio pela frente, cujas alternativas são três: ser um estado judaico e democrático, ser um estado democrático e não judaico ou ser um estado judaico e não democrático. 

“Vamos esperar para ver”, finalizou. 

Quer saber mais informações sobre nossos cursos e eventos? Escreva para  contato@idip.com.br ou um whatsAPP para (11) 94910- 2149.

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo