O Impasse de 1967 e a tirania da polarização

Em vários lugares do mundo, a polarização política desponta como ameaça ao valores democráticos. Direita contra esquerda, conservadores contra liberais, punitivistas contra garantistas, religiosos contra seculares, enfim, o centro parece ter desaparecido, e quem pensa diferente, é visto como inimigo.

Esse é o tema da conversa com o filósofo israelense Micah Goodman, autor do livro “O impasse de 1967: A esquerda e à direita em Israel e o legado da Guerra dos Seis Dias”, recém traduzido para o português pela editora É Realizações.

A partir da análise sobre os resultados políticos da Guerra dos Seis Dias em Israel, Goodman pensa como a esquerda e a direita israelense se constroem a partir dos resultados do conflito. Enquanto uns falam sobre segurança, outros falam em paz. Enquanto uns falam da Grande Israel, outros falam da ameaça demográfica. 

O desafio de Goodman é sair do “é isso ou aquilo” e fazer um debate sobre aceitação do outro, mesmo com suas divergências, em um período no qual o mundo vai para o caminho contrário.

A convite do Congregação Israelita Paulista e do Instituto Brasil-Israel, o israelense Micah Goodman participará de um webinar para discutir os efeitos da polarização política nas democracias contemporâneas. Autor do best-seller “O Impasse de 1967 – A Esquerda e a Direita em Israel e o legado da Guerra dos seis Dias”, Goodman vai falar sobre os efeitos da polarização entre esquerda e direita no conflito entre israelenses e palestinos e sobre a dificuldade de, nesses termos, chegar-se a um caminho de diálogo e a uma solução.

O evento contará com a Mediação de Guilherme Casarões, professor da FGV EAESP, pesquisador de temas relacionados à política externa brasileira, relações Brasil-Israel, conflito palestino-israelense e à ascensão da extrema direita global.

O evento será no dia 18/10, às 15h, e contará com tradução simultânea.

Participe pelo Zoom: http://bit.ly/Micahgoodman

Também haverá transmissão ao vivo pela página do Facebook do IBI e da CIP.

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo