“Passaporte para a liberdade” e a história do consulado de Hamburgo

Nas duas últimas semanas de 2021, a TV Globo exibiu a minissérie “Passaporte para a liberdade”. A produção conta a história de Aracy de Carvalho (1908-2011), uma funcionária do Consulado de Hamburgo, na Alemanha, que concedeu vistos para judeus alemães fugirem. Aracy, inclusive, recebeu o título de “justa entre as nações” pelo museu Yad Vashem – o Museu do Holocausto em Jerusalém -, uma homenagem dada a não judeus que auxiliaram e salvaram, desinteressadamente e eventualmente se expondo a riscos, judeus perseguidos pelo nazismo.

Acontece que há contestações sobre os mitos que foram criados ao redor da história. O enredo da série suscitou debates entre historiadores sobre a possível mitologização do heroísmo ou não de Aracy de Carvalho e da verossimilhança com a realidade dos fatos. Afinal, a história de Aracy é verdadeira ou romantizada?

No episódio desta semana, as apresentadoras Anita Efraim e Ana Clara Buchmann conversaram com dois especialistas sobre o tema. Fabio Koifman, doutor em história e professor associado da UFRRJ, e Rubens Glasberg, jornalista, escritor e autor do livro “Os Indesejados: Uma História de Refugiados no Tempo do Nazismo”.  Escute:

“Nesse momento em que os vistos são atribuídos, os alemães queriam muito que os judeus fossem embora. Então, atribuir risco a alguém que concede visto… que nada! Podia até ganhar uma medalha por parte dos nazistas”, disse Fábio Koifman

“Existia uma expectativa por parte de muita gente que tivesse um sul-americano como justo entre as nações. E aí, por conta disso, pela pressão, pelo movimento que se fez, acabaram reconhecendo a Aracy. (…) A memória das pessoas é seletiva. Muitas vezes, as pessoas se enganam, têm percepções equivocadas de fatos. E no caso específico que envolve diplomatas e ambientes consulares, como seria o caso de Hamburgo, os historiadores dispõem de outras fontes”, completa o historiador. 

Para Rubens Glasberg, “os dados, as fontes, a correspondência consultada no Consulado de Hamburgo, nada indica que esses vistos foram ilegais”.

Onde ouvir

Anchor

Apple Podcasts

Breaker

Castbox

Deezer

Google Podcasts

Orelo

Pocket Casts

Podcast Addict

RadioPublic

Spotify

Stitcher

YouTube

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo