Podcast do IBI aborda as correntes não denominativas do judaísmo

Você conhece as correntes judaicas atuais? Ortodoxia, o Conservadorismo, a Reforma, Reconstrucionismo.

Nos últimos anos, uma tendência entre a comunidade judaica é a de não fazer parte de nenhum grupo ou movimento. No caso, esses judeus se recusam a ver a si mesmos como alinhados com qualquer uma das principais correntes.

Quando questionados sobre sua identidade, dizem ser “apenas judeus”, “seculares” ou “qualquer outra coisa judaica”. Para tratar das correntes não denominativas, no episódio desta semana do podcast “E eu com isso”, as apresentadoras Anita Efraim e Ana Clara Buchmann, conversaram com o rabino Natan Freller, que atua na congregação norte-americana Etz Hayim, e com o rabino Rogério Cukierman, da Congregação Israelita Paulista (CIP).

Para Freller, essa tendência na comunidade judaica é intrínseca à sociedade em geral. “Acho que a criação de algo que na verdade sempre existiu, que são os judeus não conectados com um grupo particular do judaísmo, está crescendo, porque o que está crescendo é a não filiação a nada hoje em dia. A gente vê nos números que saíram no ano passado, sobre as pesquisas aqui nos Estados Unidos, que os judeus não afiliados a nenhum movimento são em maioria jovens”, afirma.

“O mundo judaico sempre foi uma realidade em fluxo. Se a gente olha para a história judaica sempre existiram movimentos e às vezes, quando a gente retrata a nossa história, a gente não fala de toda essa diversidade judaica que existia. A realidade no final do século XIX, século XX e comecinho do século XXI, a velocidade das transformações estava aumentando de forma significativa, e algumas vezes os movimentos, como eles estavam definidos, em algum momento pararam de dar respostas às novas dinâmicas sociais que se estabelecem”, explica Cukierman.

O “E eu com isso?” é o podcast do Instituto Brasil-Israel (IBI). Com convidados diferentes, aprofunda questões éticas, religiosas, políticas e socais. Disponível em diversas plataformas. Esse episódio é uma parceria com a Comunidade Shalom. Confira:

Onde ouvir

Anchor

Apple Podcasts

Breaker

Castbox

Deezer

Google Podcasts

Orelo

Pocket Casts

Podcast Addict

RadioPublic

Spotify

Stitcher

YouTube

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo