Samuel Feldberg fala sobre o Hamas e fundamentalismo islâmico

“From the river to the sea: Hamas e o fundamentalismo islâmico na palestina” foi o tema da oitava aula do curso de formação do IBI em São Paulo, ministrada por Samuel Feldberg.

O cientista político e professor de Relações Internacionais abordou principalmente a questão do terrorismo em sua exposição. Para Feldberg, a ideia de “terrorismo” é usada mundo afora com muito pouco rigor, e por isso acabou sendo banalizada. Para evitar a banalização de um termo que revela uma questão de suma importância no contexto global, o professor propôs uma definição do termo e trouxe à tona as bases para tal definição.

Recuperando e exemplificando atos terroristas praticados por diferentes grupos, como o Hamas (grupo palestino) e o ETA, do País Basco, Samuel definiu terrorismo como o uso intencional ou a ameaça de utilização da violência contra civis ou alvos civis para obtenção de objetivos políticos.

A essência da atividade terrorista, para o professor, está na utilização da violência e o seu objetivo é sempre político. Assim, se um desses elementos essenciais não está presente, o ato não pode ser enquadrado neste conceito específico. Isto é, atividades como protestos, greves, demonstrações pacíficas não poderiam ser enquadradas como atos terroristas.

Samuel concluiu a aula ressaltando para os alunos a importância de sabermos do que estamos falando quando a questão é o terrorismo, evitando que se caia em banalidades no tratamento de um assunto tão complexo.

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo