Vi que em Israel tem movimento negro, tem movimento feminista, tem movimento LGBT, afirma o pastor Henrique Vieira

O pastor Henrique Vieira foi o entrevistado da 62ª edição do “E eu com isso?”, o podcast do IBI. No programa, apresentado por Anita Efraim e Amanda Hatzyrah, o líder religioso, que também é ator, escritor e poeta, abordou diversas questões sobre os evangélicos, os judeus e o Estado de Israel.

“O campo evangélico é plural, o campo evangélico é heterogêneo, ele não se constitui como um bloco coeso, monolítico. Inclusive, é importante lembrar que a base evangélica é majoritariamente popular, periférica, das favelas, feminina, negra. Portanto, tem uma complexidade no campo evangélico no Brasil e se essa complexidade não for lida, se ela não for bem interpretada, a gente acaba apenas reforçando o estereótipo que carrega preconceito e que inviabiliza o diálogo”, afirmou.

Vieira foi perguntado sobre a presença maciça de bandeiras de Israel nas manifestações de alguns grupos religiosos cristãos. “A relação judaísmo e cristianismo é uma relação necessária, no sentido de que o próprio cristianismo tem, nas suas referências, textos sagrados também para os judeus. A questão, na verdade, é como esses grupos interpretam esses textos”. Ele destaca o perigo das interpretações teológicas fundamentalistas. “Essa leitura da Bíblia, e que forja, e que fabrica essa imagem de Israel não é uma leitura que se reconhece como leitura, que se reconhece como interpretação, que se reconhece como um olhar ou uma narrativa, uma experiência. Não. Essa leitura é vista e vivida como única, como objetiva, imparcial, neutra ou, sendo mais direto, revelação de Deus. Ora, se é revelação de Deus, não tem questionamentos. Se é revelação de Deus, não tem outra possibilidade. Se é revelação de Deus, não precisa ouvir o que os outros têm a dizer, porque a verdade já está completamente dada. Então o fundamentalismo forja uma subjetividade indisponível ao diálogo”.

Por circular entre grupos progressistas, o pastor também abordou as percepções acerca de Israel em grupos de esquerda. “Eu acho que existe uma visão dentro da esquerda que, a partir de um pressuposto pertinente, de uma crítica que me parece razoável e correta, chega a uma conclusão completamente equivocada”.

Citando a viagem que fez ao país no início do ano, a convite do IBI, disse: “Eu estive lá, por exemplo, esse ano, e eu vi que tem movimento negro, tem movimento feminista, tem movimento LGBT, tem diversos setores da própria sociedade que criticam o próprio Estado de Israel na sua relação com os palestinos, que criticam a lógica da ocupação permanente sobre territórios palestinos. Eu vi que tem setores dentro da sociedade de Israel que defendem a existência do Estado palestino, dois estados para dois povos”.

Ainda sobre a experiência, destacou: “o que, para mim, foi muito importante foi ver que a sociedade israelense é plural, é diversa, é legítima e que tem conflitos, e que tem questões. E, conforme eu falei, eu sou negro. Então, ver ali movimento negro, panteras negras, eu achei isso admirável, eu achei isso fascinante. Acho que é isso que determinados setores da esquerda deveriam passar a entender. Que é uma sociedade legítima, que quer se organizar e que tem pontos de conflitos como toda e qualquer sociedade”.

Por fim, a entrevista abordou seu papel enquanto liderança religiosa em meio à pandemia do novo coronavírus oferecendo esperança e consolo às pessoas. “Parte da minha tarefa também é anunciar a necessidade de reinvenção da própria humanidade em termos econômicos, políticos, civilizatórios. A gente precisa decidir eticamente para um outro modelo de existência. Porque esse modelo colocado ele é insustentável, ele traz a morte como consequência”.

A entrevista na íntegra está disponível nas principais plataformas de podcast. 

Onde ouvir

Anchor

Apple Podcasts

Breaker

Castbox

Deezer

Google Podcasts

Orelo

Pocket Casts

Podcast Addict

RadioPublic

Spotify

Stitcher

YouTube

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo