13 verdades inconvenientes sobre o que tem acontecido em Gaza

A cacofonia que acompanha cada surto do conflito israelo-palestino pode fazer com que pareça impossível para quem é de fora a compreensão dos fatos. Eventos recentes em Gaza não são exceção. As vozes mais estridentes de cada lado já estão oferecendo suas próprias narrativas mutuamente exclusivas que reconhecem algumas realidades, enquanto evitam outras.

Mas enquanto certos fatos sobre Gaza podem ser inconvenientes para os partidários mais barulhentos de ambos os lados, eles não devem ser inconvenientes para o resto de nós.

Por isso, aqui estão 13 coisas complicadas, confusas e verdadeiras sobre o que vem acontecendo em Gaza. Eles não se conformam com uma narrativa política ou outra, e não tentam distribuir de maneira conclusiva toda a culpa. Tente, da melhor maneira possível, mantê-los todos, simultaneamente, em sua cabeça.

1. Os protestos de segunda-feira (14/05) não foram sobre o fato de o presidente Donald Trump ter transferido a embaixada dos Estados Unidos para Jerusalém e, na verdade, está ocorrendo semanalmente na fronteira de Gaza desde março. Eles são parte do que os manifestantes apelidaram de “A Grande Marcha do Retorno” – retorno, isto é, ao que hoje é Israel (a manifestação de segunda-feira foi marcada meses atrás para coincidir com o Dia da Nakba, uma ocasião anual de protesto; mais tarde foi antecipada em 24 horas para atrair parte da atenção da mídia dedicada à embaixada). O fato de que esses protestos palestinos de longa data tenham sido descaracterizados por muitos na mídia como uma simples resposta a Trump obscureceu duas realidades inquietantes: primeiro, que o mundo em grande parte desconsidera a situação dos palestinos em Gaza, apenas se preocupando em prestar atenção quando poderia estar minimamente ligado a Trump; segundo, que muitos palestinos não desejam simplesmente seu próprio Estado e o fim da ocupação e assentamentos iniciada em 1967, mas o fim do Estado judeu, estabelecido em 1948.

2. O bloqueio israelense de Gaza vai muito além do que é necessário para a segurança de Israel e, em muitos casos, pode ser um capricho e autodestrutivo. As restrições à importação e exportação de alimentos e produtos têm oscilado ao longo dos anos: o que é permitido num ano, torna-se proibido no outro, tornando difícil para os agricultores de Gaza planejar o futuro. Restrições ao movimento entre Gaza, Cisjordânia e além podem ser igualmente excessivas, impedindo não apenas que potenciais terroristas viajem, mas também famílias e estudantes. Em um dos casos mais infames, o Departamento de Estado dos EUA foi forçado a retirar todos os prêmios Fulbright para estudantes em Gaza, depois que Israel não lhes deu permissão para sair. Hoje, a política oficial impede que os moradores de Gaza viajem para o exterior, a menos que se comprometam a não retornar por um ano inteiro. Já passou da hora de abordar essas questões, conforme descrito em parte em uma nova carta de vários senadores proeminentes, incluindo Bernie Sanders e Elizabeth Warren.

3. O Hamas, que controla a Faixa de Gaza, é um regime autoritário e teocrático que pediu o genocídio dos judeus em seu estatuto, assassinou muitos civis israelenses, reprimiu mulheres palestinas e perseguiu duramente minorias religiosas e sexuais. É designado como grupo terrorista pelos Estados Unidos, Canadá e União Européia.

4. O bloqueio israelense ajudou a empobrecer Gaza. Assim como o fracasso absoluto do Hamas em governar e suprir as necessidades básicas das pessoas do enclave. Seja gastando sua força de trabalho e milhões de dólares em ataques contra Israel a partir de túneis subterrâneos – incluindo sob escola das Nações Unidas para as crianças de Gaza – ou lançando repetidas operações militares messiânicas contra Israel, o grupo terrorista tem insistentemente priorizado as mortes de israelenses frente a vida de seus irmãos palestinos.

5. Muitos dos milhares de manifestantes na fronteira de Gaza, tanto na segunda-feira como nas semanas anteriores, eram pacíficos e desarmados, como qualquer pessoa que veja as fotos e vídeos dos protestos pode perceber.

6. O Hamas manipulou muitos desses manifestantes para inadvertidamente correrem para a cerca da fronteira israelense sob falsos pretextos, a fim de provocar ferimentos e fatalidades. Como o New York Times relatou, “depois das orações do meio-dia, clérigos e líderes de facções militantes em Gaza, liderados pelo Hamas, pediram a milhares de fiéis que participassem dos protestos. A cerca já havia sido violada, eles disseram falsamente, avisando que os palestinos estavam inundando Israel”. Da mesma forma, o Washington Post contou como “os organizadores usaram alto falantes para pedir que os manifestantes atravessassem a cerca dizendo que os soldados israelenses estavam fugindo de suas posições, mesmo quando eles a estavam reforçando. O Hamas também reconheceu publicamente o uso deliberado de civis pacíficos nos protestos como cobertura e bucha de canhão para suas operações militares. “Quando falamos de ‘resistência pacífica’, estamos enganando o público”, disse o co-fundador do Hamas, Mahmoud al-Zahar, a um entrevistador. “Esta é uma resistência pacífica apoiada por uma força militar e por agências de segurança”.

7. Um número significativo de manifestantes estava armado, e foi assim que eles fizeram coisas assim:

As instruções em árabe amplamente divulgadas no Facebook orientava os manifestantes a “trazer uma faca, estilete ou arma se disponível” e violar a fronteira israelense e sequestrar civis. (As postagens foram removidas pelo Facebook por incitar a violência, mas uma cópia em cache pode ser vista aqui.) O Hamas incentivou ainda mais a violência ao fornecer pagamentos aos feridos e às famílias daqueles que foram mortos. Tanto o Hamas quanto o grupo terrorista Jihad Islâmica já reivindicaram muitos dos mortos como seus próprios agentes e divulgaram fotos deles uniformizados. Na quarta-feira, o membro do Bureau Político do Hamas, Salah Al-Bardawil, anunciou que 50 das 62 mortes eram de membros do Hamas.

Ao contrário de certos pontos de vista israelenses, no entanto, esses fatos não justificam automaticamente qualquer resposta particular de Israel ou todo acidente ou lesão palestina. Eles simplesmente estabelecem a realidade da ameaça.


8. É fácil argumentar que os moradores de Gaza deveriam estar protestando contra o Hamas e seu desgoverno em vez de protestar contra Israel. Primeiro, não é uma escolha binária, pois ambos os atores contribuíram para a miséria de Gaza. Segundo, como Julia MacFarlane, da BBC, relembrou quando cobria Gaza, qualquer dissidência pública contra o Hamas é arriscada: “Um menino que eu conheci em Gaza durante a guerra de 2014 foi arrastado de sua cama à meia-noite, receber tiros no joelho numa praça e foi alertado de que da próxima ver seria pior – por um post anti-Hamas no Facebook”. O grupo executou publicamente aqueles que considera “colaboradores” e reprimiu raros protestos com tiros. Da mesma forma, os moradores de Gaza não podem tirar o Hamas do governo por meio do voto porque o Hamas não permite eleições desde que conquistou e assumiu o poder em 2006. O grupo se sai mal nas pesquisas hoje, mas os moradores de Gaza não têm recursos para expressar sua insatisfação. Protestar Israel, no entanto, é uma saída para a frustração encorajada pelo Hamas.

9. A esse respeito, o Hamas tem trabalhado para aumentar o caos e as baixas decorrentes dos protestos, permitindo que manifestantes incendiassem repetidamente a passagem de Kerem Shalom, a principal entrada de Gaza para ajuda internacional e humanitária, e devolvendo caminhões de alimentos e suprimentos necessários. De israel.

10. Muito do que você está vendo nas mídias sociais sobre o que está acontecendo em Gaza não é verdade. Por exemplo, um vídeo de um “mártir” palestino que supostamente se move sob sua mortalha e está circulando em círculos pró-Israel é, na verdade, um videoclipe de quatro anos do Egito. Da mesma forma, apesar das alegações de tweets virais e do Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, liderado pelo Hamas, que inicialmente foram papagueados por alguns na mídia, Israel na verdade não matou um bebê de 8 meses com gás lacrimogêneo. O médico de Gaza que a tratou disse à Associated Press que ela morreu de um problema cardíaco preexistente, fato tardiamente captado pelo New York Times e pelo Los Angeles Times. Na era das fake news, os leitores devem estar especialmente atentos na hora de compartilhar conteúdos não confirmados, simplesmente porque tais conteúdos confirmam seus próprios preconceitos.

11.soluções construtivas para os problemas de Gaza que aliviam o sofrimento de sua população palestina, ao mesmo tempo em que acalma as preocupações de segurança dos israelenses. No entanto, essas propostas úteis não se tornam virais como tweets furiosos sobre como os palestinos são todos terroristas ou sobre como os israelenses são os novos nazistas, o que é uma das razões pelas quais você provavelmente nunca ouviu falar deles.

12. Uma investigação verdadeiramente independente e respeitada sobre as táticas e regras de envolvimento de Israel em Gaza é necessária para garantir que quaisquer abusos sejam punidos e criar diretrizes internacionalmente reconhecidas sobre como Israel e outros atores estatais devem lidar com essas situações em suas fronteiras. As Nações Unidas, que anualmente condenam Israel em sua Assembléia Geral e Conselho de Direitos Humanos mais do que todos os outros países juntos, e cujo preconceito notório contra Israel foi condenado pela embaixadora de Obama na ONU, Samantha Power, claramente carece de credibilidade para administrar tal inquérito. Entre a América, o Canadá e a Europa, entretanto, deve ser possível criar um.

13. Mas porque todo o debate em torno da conduta de Israel foi moldado por absolutistas que insistem que Israel é totalmente inocente ou que Israel está massacrando arbitrariamente aleatoriamente os palestinos por esporte, uma investigação razoável sobre o que ele fez corretamente e o que não fez é improvável acontecer.


Publicado originalmente em inglês na Tablet Magazine.

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo