Vinte mil israelenses saem às ruas contra a deportação de requerentes de asilo

Cerca de 20 mil israelenses reuniram-se junto aos requerentes de asilo africanos em Tel Aviv para protestar contra a política de deportações do governo israelense e a prisão dos imigrantes ilegais que pedem asilo no país.O protesto ocorreu no sul da cidade, onde vivem a maioria dos refugiados e os residentes que se queixam de sua presença.

Os manifestantes levaram cartazes com os dizeres “Não à deportação”, “Somos todos humanos” e “Refugiados e moradores se recusam a ser inimigos”.

Togod Omer Adam, candidato a asilo do Sudão, falou no protesto. “Nós não escolhemos vir aqui para o sul de Tel Aviv. Quando as pessoas chegam à fronteira (entre Israel e Egito), eles lhe dão um bilhete de ida para a estação central de ônibus em Tel Aviv”. Ele disse que ele entende a difícil situação que isso criou dizendo: “Somos todos vítimas nesta história – os moradores israelenses e nós, os requerentes de asilo. Todos nós vivemos aqui e por tanto tempo fazem com que tenhamos medo um do outro “.

No início desta semana, Israel começou a prender cidadãos de países africanos por se recusarem a sair por sua própria iniciativa. Na noite de terça-feira, todos os requerentes de asilo no centro de detenção de Holot iniciaram uma greve de fome em resposta. Sete eritreus que ocupavam Holot foram convocados para audiências pré-deportivas. Depois que se recusaram a deixar o país para Eritrea ou Ruanda, foram imediatamente transportados para a prisão de Saharonim. Dois dos homens sobreviveram à tortura, na Península do Sinai no Egito, a caminho de Israel, mas os pedidos de asilo foram negados.

De acordo com as novas regras emitidas pela Autoridade de População, Imigração e Fronteira do Ministério do Interior, eles serão detidos em Saharonim indefinidamente. Centenas de requerentes de asilo marcharam de Holot para Saharonim na quinta-feira em protesto contra as políticas do governo.

Link da matéria original:
https://www.haaretz.com/israel-news/over-10-000-israelis-protests-deportation-of-african-asylum-seekers-1.5846472

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo