IBI participa de debate “Israel e Palestina: democracia e desigualdades” que ocorreu na USP
21 maio 18

IBI participa de debate “Israel e Palestina: democracia e desigualdades” que ocorreu na USP

Na última sexta-feira, o IBI apoiou o debate “Israel e Palestina: democracia e desigualdades”, com Bruno Bimbi, no Centro Acadêmico da Biologia da USP. Bimbi é jornalista, doutor em Letras/Estudos da Linguagem (PUC-Rio), ativista LGBT e integrante da executiva estadual do PSOL-RJ. 

Além do palestrante, o evento contou com a participação dos comentadores Daniel Golovaty, historiador pela Universidade de São Paulo, e Michel Gherman, professor de História e coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos e Árabes da UFRJ. 

Bimbi chamou a atenção para uma agenda comum presente tanto nos setores mais radicalizados da esquerda antissionista como da direita sionista: para ambos, não se pode ser sionista e de esquerda. Segundo Bimbi, essa ideia, em ambos os lados do espectro político, acaba negando a própria história do sionismo. 

Daniel Golovaty questionou a relação direta entre sionismo e colonialismo. Segundo o historiador, o pensamento anti-imperialista presente nas esquerdas se faz valer de distorções históricas, equívocos conceituais e, até mesmo, preconceitos ideológicos quando o assunto é Israel e a questão palestina. 

Michel Gherman falou sobre memória. O embate entre israelenses e palestinos, segundo o professor, produz memórias em conflito. A relação entre sionistas e palestinos é permeada pela apropriação das suas próprias tragédias como narrativa unificadora de cada grupo. A narrativa da Shoah e a narrativa da Nakba são utilizadas para que cada grupo se entenda como vítima e, assim, atribua ao outro a função do algoz. O desconhecimento que há em relação ao outro lado, é o que contribuí para manter o status do conflito.

Para Michel a saída pelo conflito passa pela exigência de que palestinos e israelenses escutem e entendam a dor e a história do outro lado

Artigos Relacionados

Seder haGaavah: uma hagadá para todes!
Seder haGaavah: uma hagadá para todes!

Calendar icon 25 de abril de 2022

Para celebrar Pessach de uma forma inclusiva e emocionante, o Gaavah preparou uma hagadá especial para você, sua família e amigues! Esta hagadá contém todas as etapas do seder e tenta trazer a essência do texto original ao mesmo tempo que acrescentamos textos e símbolos especiais para celebrar a diversidade de gênero e orientação sexual.  […]

Arrow right icon Leia mais
IBINews 219: Judeus são poderosos?
IBINews 219: Judeus são poderosos?

Calendar icon 21 de fevereiro de 2022

19 de fevereiro de 2022

Arrow right icon Leia mais
IBINews 208: Imaginários, uma bonita realidade
IBINews 208: Imaginários, uma bonita realidade

Calendar icon 6 de dezembro de 2021

4 de dezembro de 2021

Arrow right icon Leia mais