Tratado que abriu negociações de paz entre Israel e Egito completa 40 anos
Há quarenta anos, em 17 de setembro de 1978, após doze dias de negociações secretas em Camp David, o primeiro-ministro de Israel, Menachem Begin, o presidente do Egito, Anwar al-Sadat, e o presidente dos EUA, Jimmy Carter, assinaram um tratado pelo qual se comprometiam a negociar de boa-fé o futuro do Sinai e da paz entre Israel e o Egito e as linhas gerais das negociações para o estabelecimento de um regime autônomo na Cisjordânia e em Gaza.
O tratado abriu caminho para os acordos de paz entre Israel e Egito, firmados em 26 de março de 1979 e que se mantêm até hoje.
Já as linhas gerais das negociações para o estabelecimento de um regime autônomo na Cisjordânia e em Gaza foram interpretadas de maneira diversa por Israel, Egito e EUA e não renderam os resultados esperados pelas partes. A questão segue indefinida.
Artigos Relacionados
Quanto vale um soldado israelense?
23 de outubro de 2020
Gaby Glazman fala sobre o impacto do sequestro de Gilad Shalit na sociedade israelense
Iom Hazicaron 2018
17 de abril de 2018
Israel lembra 23.646 soldados mortos em conflito e 3.134 civis vítimas de ataques terroristas
O que diz uma grande parcela dos jovens da comunidade sobre sionismo? O IBI foi ouvir.
7 de outubro de 2019
Essa semana, Michel Gherman, colaborador do IBI teve uma conversa com os grupos de juventude da CIP. Jovens da Chazit, Avanhandava e colônia se reuniram para uma conversa franca e aberta. O tema? Sionismo e Israel. Em um momento de usos e reusos do sionismo no interior da política brasileira, ficou clara a necessidade de […]