Dica de leitura: “Minha terra prometida”
28 nov 19

Dica de leitura: “Minha terra prometida”

IBI
Best-seller nos EUA, “Minha terra prometida” é uma fascinante história de Israel, contada a partir de dezesseis datas cruciais da construção do Estado judeu e centrada principalmente na dimensão humana dos fatos. No início, encontramos um sionista britânico que visitou a Terra Santa em 1897 e entendeu que estava ali o caminho do futuro para o seu povo.

A seguir, descobrimos um jovem agricultor judeu que, nos anos 1920, ajudou a expandir a economia na região. Na década de 1940, somos apresentados ao líder de um grupo que fez das ruínas de Massada um símbolo para o sionismo. Em seguida, conhecemos a história de um palestino que foi vítima das expulsões promovidas pelo Exército israelense em Lida, em 1948 – episódio brutal que o jornalista Ari Shavit qualifica como a “caixa-preta” de Israel.

A chegada dos órfãos do Holocausto ao país, o programa nuclear israelense nos anos 1960, os religiosos que começaram o movimento dos colonos na década de 1970 e a vida atual em Israel ocupam as páginas seguintes do livro.

(resenha Livraria da Folha)

Artigos Relacionados


Entrevista com antropólogo Omar Ribeiro, durante conferência na Universidade de Haifa, em Israel

Calendar icon 4 de março de 2020

Arrow right icon Leia mais

Acadêmico israelense Tal Ben-Shahar fala sobre a felicidade e satisfação pessoal no ambiente de trabalho

Calendar icon 2 de junho de 2017

Ex-professor de Harvad foi entrevistado pelo jornal Valor Econômico

Arrow right icon Leia mais

FIRS CONVIDA – David Diesendruck, Presidente do Instituto Brasil-Israel

Calendar icon 15 de abril de 2021

Arrow right icon Leia mais