Grupo ligado ao tráfico de drogas passou a intitular as áreas sob seu controle de “Complexo de Israel”
30 jul 20

Grupo ligado ao tráfico de drogas passou a intitular as áreas sob seu controle de “Complexo de Israel”

Símbolos judaicos e israelenses acabam de se fazer presentes em outro lugar na intricada estrutura política-religiosa-criminosa do Rio de Janeiro.

Um grupo ligado ao tráfico de drogas passou a intitular as áreas sob seu controle de “Complexo de Israel”.

Alinhado a perspectivas evangélicas, busca impor a religião em cinco comunidades, onde vivem cerca de 134 mil pessoas: Cidade Alta, Vigário Geral, Parada de Lucas, Cinco Bocas e Pica-pau.

Não é de hoje que facções do crime utilizam referências de países ou nações para se autodefinirem e definirem os seus inimigos. Mas é claro que tais referências nada têm a ver com os países e nações evocados. Tudo está no campo simbólico.

Estrelas de David e bandeiras de Israel nesse caso nada têm a ver com o judaísmo ou com o Estado de Israel. Forja-se aí um imaginário, idealizado a partir das ideias de força, invencibilidade e redenção. Coisa com a qual já estamos acostumados no Brasil contemporâneo.

Foto de matéria do G1.

Artigos Relacionados


Novato Avi Gabbay vence eleições e é o novo líder do tradicional Partido Trabalhista de Israel

Calendar icon 12 de julho de 2017

Ex-executivo de telecomunicações, político já é apontado como substituto do Primeiro Ministro Netanyahu

Arrow right icon Leia mais

Será que o governo “Frankenstein” anti-Bibi tem chance de durar?

Calendar icon 1 de junho de 2021

Por Daniela Kresch

Arrow right icon Leia mais

Dicas de leitura: autores israelenses e livros sobre Israel

Calendar icon 20 de fevereiro de 2018

Veja indicações de Amós Oz, Erico Veríssimo, Ari Shavit e mais

Arrow right icon Leia mais