E eu com isso? #255 Judaísmo e o tempo
31 jan 24

E eu com isso? #255 Judaísmo e o tempo

Na tradição judaica, o tempo é muitas vezes referido como espaço sagrado, assim como o livro seria o verdadeiro templo do povo judeu. Para Spinoza, o tempo é meramente um acidente do movimento, um modo de pensar. Já Heschel considerava o tempo o coração da existência. Para Freud, o inconsciente humano é alheio à cronologia, num estado de atemporalidade ou de tempos múltiplos. Há visões muito diversas sobre a forma como o judaísmo encara o conceito de tempo, mas de que forma essas relações moldam a identidade judaica, hoje?

Para conversar sobre o tema, convidamos Gabri Kucuruza, que é artista, bacharel em Ciências Sociais e cursa mestrado em História, Política e Bens Culturais pela FGV CPDOC. Integra o Grupo de Pesquisa  “Diálogos da Diáspora: Racismo e Antissemitismo” do Labô e o IBI no Campus, e a coletivo judaico Kehilá Judies ao Sul.

Artigos Relacionados


Daniel Douek, Diretor do IBI, participa de Shacharít da Congregação Israelita Paulista

Calendar icon 15 de maio de 2021

Arrow right icon Leia mais

Amos Oz, David Grossman, Etgar Keret pedem a Netanyahu: Não deporte os requerentes de asilo

Calendar icon 18 de janeiro de 2018

trinta e cinco autores israelenses pedem ao primeiro-ministro de Israel que não siga com as deportações

Arrow right icon Leia mais

Playlist da semana: Heavy Metal Israelense

Calendar icon 19 de setembro de 2019

Para os metaleiros de plantão, essa playlist traz uma mistura de sons do Heavy Metal clássico, com toques de Oriente Médio e cultura íidische. A banda Almana Shchora também é uma boa dica musical, mas que não tem faixas na plataforma Spotify. Clique aqui para ouvir!

Arrow right icon Leia mais