Sob polêmica, Radiohead se apresenta em Tel Aviv
A realização do show do Radiohead, que aconteceu nesta quarta-feira, em Tel Aviv, foi cercada de polêmicas e troca de farpas entre o vocalista, Thom Yorke, e o ex-baixista do Pink Floyd, Roger Waters.
Após Waters pressionar a banda para que não se apresentasse em Israel, em meio a campanha de boicotes contra o país, Thom Yorke se manifestou sobre o assunto em entrevista à revista Rolling Stone. “É profundamente desrespeitoso assumir que estamos desinformados ou que somos tão incapazes que não podemos tomar este tipo de decisão por nós mesmos”, declarou o líder da banda britânica. “Não concordo com a proibição cultural, juntamente com J.K. Rowling, Noam Chomsky e uma longa lista de outros“.
Yorke também defendeu sua posição pelo Twitter: “Tocar em um país não é o mesmo que apoiar seu governo (…). Não apoiamos Netanyahu e nem Trump, mas mesmo assim tocamos nos Estados Unidos”.
Na última terça, a cantora árabe-israelense Nasreen Qadri apoiou a decisão do Radiohead em artigo publicado na versão digital da revista Newsweek. “Nasci em Haifa e cresci em Lod, duas cidades com uma mistura de comunidades árabes e judaicas, vivendo lado a lado. Nem sempre foi fácil, mas minha experiência pessoal ensinou que o diálogo aberto é o único meio de superar nossas diferenças”, afirmou.
p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Helvetica}
p.p2 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Helvetica; min-height: 14.0px}
Artigos Relacionados
O que tem de verdade em “Minha Vida Nada Ortodoxa”?
28 de julho de 2021
Anita Efraim e Ana Buchmann conversaram com Marcela Zanetti e Camila Assayag
Não em meu nome
30 de junho de 2020
Quem são estes que hoje se arvoram como líderes do sionismo? Onde estavam nos momentos decisivos deste refúgio propugnado há mais de século pelos pais de um sionismo humanitário que, mesmo considerando as agressões dos oponentes, se fazia sempre “a favor” e não “contra”? A favor de um lar nacional para este povo milenarmente exilado, […]
Laboratório IBI no campus encerra as atividades do semestre com o webinar “Genocídios, Diásporas e Fascismos”
28 de julho de 2020
Na próxima sexta-feira, dia 31/07, às 16h, encerramos as atividades do primeiro semestre do laboratório IBI no campus com o webinar “Genocídios, Diásporas e Fascismos”. O IBI no Campus é um projeto nacional e online de estudo e pesquisa sobre judaísmo, sionismo, Israel e Palestina, criado em conjunto com o Núcleo de estudos judaicos da […]