Instituto Brasil-Israel inicia ciclo de palestras sobre 70 anos de Israel e sionismo contemporâneo na Chazit
24 abr 18

Instituto Brasil-Israel inicia ciclo de palestras sobre 70 anos de Israel e sionismo contemporâneo na Chazit

IBI
O IBI deu início, domingo, ao seu ciclo de palestras sobre 70 anos de Israel e o sionismo contemporâneo. A primeira da série aconteceu na Casa de Juventude da CIP, para 40 pessoas da Chazit, Colônia e Avanhandava, da CIP. 
O professor e historiador Michel Gherman, da UFRJ,  falou sobre a importância, nesse aniversário de 70 anos de Israel, de entender o sionismo a partir de múltiplas visões e sobre a necessidade de sair de campos polarizados. “A incapacidade de ver o sionismo de diferentes formas é o que contribui para o enraizamento de um conceito único e para visões estereotipadas usadas pela direita e pela esquerda”. 
Quando indagado se ser judeu implica ser também sionista, o professor respondeu: “Hoje o sionismo passou a constituir muito da identidade judaica, há um trabalho forte nesse sentido no que diz respeito à educação sionista contemporânea. Ocorre que o judaísmo, assim como o sionismo, é múltiplo. Muitos judeus ultra-ortodoxos não são sionistas, já que entendem que o Estado de Israel deve ser construído pelo Messias, e não pelos sionistas. Poderíamos dizer que eles não são judeus? É claro que não.”
Quer saber mais sobre nosso ciclo de palestra? Mande e-mail para contato@idip.com.br ou um whatsAPP para 949102149.

Artigos Relacionados


Milhares de pessoas marcham em Paris em memória de sobrevivente do Holocausto assassinada

Calendar icon 29 de março de 2018

Mireille Knoll, de 85 anos, foi morta em seu apartamento na capital francesa

Arrow right icon Leia mais

Alguém que posa ao lado da bandeira de Israel é capaz de flertar com a ideologia nazista?

Calendar icon 22 de janeiro de 2020

Dias antes de discurso nazista, Alvim posou ao lado do filho, que vestia camiseta com a bandeira de Israel

Arrow right icon Leia mais

Vida de judeus etíopes em Israel é tema do novo episódio do podcast do IBI

Calendar icon 19 de julho de 2019

Com Anita Efraim, Amanda Hatzyrah e Paula Fontanezzi

Arrow right icon Leia mais