IBI dá início ao seu curso de formação no Rio de Janeiro
24 ago 18

IBI dá início ao seu curso de formação no Rio de Janeiro

IBI

Sexta-feira passada (17/08) o IBI iniciou seu curso de formação “Israel e Palestina: entre conflitos e narrativas” no Rio de Janeiro.

No esforço de pensar a questão palestino-israelense sem tratá-la como algo absolutamente excepcional e particular, a primeira aula, cujo tema era “Colonialismo, Imperialismo e Pós-colonialismo”, foi ministrado pela Professora Janaína Perrayon.

Ela enfatizou a historicidade do imperialismo em sua formação no século XIX, profundamente relacionada com as transformações econômicas ocorridas na Europa devido à crescente industrialização. Ademais, propôs uma reflexão sobre os impactos subjetivos do colonialismo e como foi decisivo pra sua legitimação o discurso de superioridade europeia. Mas isso sem deixar de afirmar as próprias formas de agência, resistência e criação das sociedades colonizadas.

Assim, foi dado o pontapé inicial para a compreensão da questão palestino-israelense em diálogo com seu tempo e no seio da modernidade e seus profundos impactos. Trata-se de pensar com essas questões gerais para então descobrir suas especificidades, mas não sua excepcionalidade. Assim espera-se renovar e ampliar o debate, nunca fechá-lo.

Nesta sexta (24/08), o curso tem prosseguimento com a aula do Professor Fernando Brancolli, intitulada “Formação e tensões geopolíticas no Oriente Médio”.

Artigos Relacionados


Eixo da resistência?

Calendar icon 7 de janeiro de 2020

“Resistência”, palavra de caráter supostamente neutro, que sugere a simples recusa àquilo a que se resiste, costuma encobrir projetos políticos por trás da ação dos grupos que dela se valem

Arrow right icon Leia mais

“Ainda temos dois povos com direito a autodeterminação lutando entre si”

Calendar icon 12 de junho de 2018

Psicanalista Daniel Golovaty responde perguntas sobre o conflito

Arrow right icon Leia mais

Sobreviventes lembram o Holocausto de longe – o Yom Hashoá na Era Corona

Calendar icon 20 de abril de 2020

Depois de Pessach, a Páscoa judaica, que este ano foi realmente “uma noite diferente de todas as outras”, os israelenses se preparam para celebrar uma série de feriados em meio à pandemia do coronavírus. Quatro datas importantes serão celebradas nos próximos dez dias, o que deixa de cabelo em pé as autoridades do Ministério da […]

Arrow right icon Leia mais