Folha publica artigo de colaborador do IBI sobre os 25 anos dos Acordos de Oslo
13 set 18

Folha publica artigo de colaborador do IBI sobre os 25 anos dos Acordos de Oslo

IBI

A Folha de S. Paulo publicou, nesta quarta-feira, 13 de setembro, um artigo do colaborador do IBI, Guilherme Casarões, sobre os 25 anos dos Acordos de Oslo.

Casarões, que é professor da FGV-EAESP, iniciou o texto lembrando que o assinatura do acordo, há exatos 25 anos, foi o momento em que os palestinos e israelenses chegaram mais perto de uma reconciliação. Porém, não só o conflito não chegou perto do fim, como a situação se agravou. O colaborador do IBI analisa a conjuntura geopolítica atual e defende que, atualmente, a esperança por uma retomada nas negociações de paz está nas sociedades civis israelense e palestina, e não na vontade política:

“Surpreendentemente, a esperança está justamente numa sociedade civil que parece florescer em meio ao medo e ao desencanto. Há israelenses e palestinos, portadores deste ‘espírito de Oslo’, trabalhando em grupos de tamanhos variados e refletindo seriamente sobre as possibilidades para a paz. Deles, poderão surgir lideranças capazes de reorganizar o processo de paz. Ao contrário de Oslo, esse é um processo lento, gradativo e potencialmente doloroso. Mas talvez seja o único caminho para que a primavera israelo-palestina possa finalmente nascer.”

Leia o artigo na íntegra aqui

Artigos Relacionados


Filipe Martins e o nazismo, com Leandro Demori e Michel Gherman

Calendar icon 26 de março de 2021

Arrow right icon Leia mais

Ma Pitom? Conhecendo as minorias em Israel: Deficiência e Insclusão, com Henry Jasinowodolinski

Calendar icon 18 de agosto de 2021

Arrow right icon Leia mais

Israel e a necessidade de diversificar alianças

Calendar icon 16 de junho de 2017

 

Arrow right icon Leia mais