Artista e ativista Gershon Knispel morre aos 86 anos em Israel
Faleceu, no início de setembro, na cidade de Haifa, o desenhista, gravador, pintor, muralista, escultor e ativista Gershon Knispel, aos 86 anos.
Knispel nasceu em Colônia, Alemanha, em 1932. Aos três anos, emigrou com a família para região da Palestina, então sob mandato britânico, indo morar em Haifa.
Desde jovem engajou-se com o ideário socialista. Ingressou no Partido Comunista de Israel e destacou-se como artista na cidade de Haifa.
No exército, serviu na unidade Nachal, envolvida com trabalhos artísticos.
Em 1958, foi convidado a ir a São Paulo depois de vencer um concurso para a criação de um mural gigantesco na fachada do edifício sede da TV Tupi, executado no ano seguinte e hoje tombado. Acabou estabelecendo residência no país.
Segundo o critico Fábio Magalhães, Knispel cativou o ambiente cultural brasileiro com sua arte e com suas ideias. Em pouco tempo fez inúmeros amigos. “Gershon Knispel integrou-se de tal forma na vida cultural brasileira que era constantemente requisitado para expor suas obras, ilustrar livros e produzir gravuras e cartazes para os movimentos sociais. Assim, realizou diversos desenhos para o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e para os Centros Populares de Cultura organizados pela União Nacional dos Estudantes – UNE”, afirmou.
Em 1964, Gershon Knispel regressou em fuga para Israel em consequência do golpe militar.
Dez anos após o reestabelecimento da democracia, em 1995, voltou a São Paulo, onde morou quase até o fim da vida.
Deixa como legado, inúmeros trabalhos, como o monumento em homenagem ao cinquentenário de Israel, na praça de mesmo nome, localizada no bairro do Pacaembu.
Artigos Relacionados
E eu com isso? #207 Educação popular
23 de fevereiro de 2023
Grande parte dos jovens brasileiros que pretendem prestar ou já passou pelo processo, muitas vezes injusto, do vestibular, já procurou ou passou pelos famosos cursinhos pré-universitários, fossem eles privados ou populares. No Brasil existem milhares deles. Eu mesma já passei por um e dei aula em outros. Hoje, nós vamos falar sobre educação popular e […]
IBI participa do Fest Shalom SP II
29 de novembro de 2018
Evento acontece no domingo, 2/12, na região da Avenida Paulista
Casa do Saber apresenta primeira aula de curso em parceria com o IBI
17 de julho de 2018
Aulas tratou dos limites geográficos e sociais do país