Human Rights Watch divulga relatório sobre prisões arbitrárias e torturas praticadas pela Autoridade Palestina e pelo Hamas
23 out 18

Human Rights Watch divulga relatório sobre prisões arbitrárias e torturas praticadas pela Autoridade Palestina e pelo Hamas

De acordo com relatório da Human Righs Watch publicado nesta terça, 23/10, a Autoridade Palestina na Cisjordânia, liderada pelo Fatah, e as autoridades do Hamas em Gaza prendem e torturam rotineiramente críticos e opositores. À medida que a disputa entre os dois grupos se aprofundou, a repressão aos dissidentes intensificou-se.

O relatório de 149 páginas, intitulado “Duas Autoridades, um caminho e zero dissidentes: detenção arbitrária e tortura sob a Autoridade Palestina e o Hamas”, avalia padrões de prisão e detenção na Cisjordânia e na Faixa de Gaza 25 anos após os Acordos de Oslo concederem aos palestinos um grau de autonomia sobre essas áreas e mais de uma década depois que o Hamas assumiu o controle efetivo da Faixa de Gaza. A Human Rights Watch detalhou mais de duas dúzias de casos de pessoas detidas sem nenhuma razão, depois de terem escrito um artigo crítico, feito um post no Facebook, pertencerem a determinados grupos de estudantes ou movimento político.

“Vinte e cinco anos depois de Oslo, as autoridades palestinas ganharam apenas poder limitado na Cisjordânia e em Gaza, mas ainda assim, onde têm autonomia, desenvolveram estados policiais paralelos”, afirmou Tom Porteous, diretor da Human Rights Watch. “Apelos de autoridades palestinas para salvaguardar os direitos dos palestinos são vazios na medida em que a dissidência é esmagada”.

A Human Rights Watch entrevistou 147 testemunhas, incluindo ex-detidos e seus parentes, advogados e representantes de grupos não-governamentais, e revisou provas fotográficas, relatórios médicos e documentos judiciais. O relatório reflete respostas substantivas às descobertas das principais agências de segurança envolvidas nos abusos subjacentes.

Confira relatório na íntegra.

Entrevista: como as autoridades palestinas esmagam a dissidência

via Human Right Watch

Artigos Relacionados


EDITORIAL: Não é pelos detectores de metal

Calendar icon 28 de julho de 2017

Jerusalém voltou a ser foco de violência, nos últimos dias. A tensão começou quando três cidadãos árabes de Israel assassinaram dois policiais israelenses de origem drusa em uma das entradas do Monte do Templo/Esplanada das Mesquitas. Em resposta ao atentado, o governo do país instalou detectores de metais e outros dispositivos de segurança nos acessos […]

Arrow right icon Leia mais

Daniela Kresch comenta as pesquisas de boca de urna das eleições em Israel

Calendar icon 18 de setembro de 2019

Arrow right icon Leia mais

Alguém que posa ao lado da bandeira de Israel é capaz de flertar com a ideologia nazista?

Calendar icon 22 de janeiro de 2020

Dias antes de discurso nazista, Alvim posou ao lado do filho, que vestia camiseta com a bandeira de Israel

Arrow right icon Leia mais