Curso sobre cinema israelense tem início na USP
IBIComeçou, na última quarta-feira, 24/19, no Centro Universitário Maria Antônia, da USP, o curso de extensão Israel: Cinema e Sociedade, ministrado pelo professor Bruno Szlak. Serão seis aulas que irão tratar de temáticas israelenses através do cinema e das séries televisivas. O curso tem o apoio do IBI.
No primeiro encontro, foi abordado o período pré-formação do estado até meados da década de 1960. Foram exibidos trechos do documentário “História do Cinema Israelense”, que apresenta um panorama dos principais filmes e ideais da época.
Segundo Bruno Szlak, “O cinema é, sem dúvida, um reflexo cultural do que ocorre na sociedade em geral. Reflete conflitos tanto no campo dominante, como em cada diferente movimento histórico. Mas também funciona como veículo de questionamento e contestação de campos periféricos que não estão no centro, no domínio”.
As aulas acontecem às quartas-feiras, das 14h30 às 17h30.
Artigos Relacionados
Quando a Nova Esquerda e a Nova Direita Encontram o Israel Imaginário, no Brasil
27 de junho de 2019
por Michel Gherman
Quatro curiosidades sobre o longa “7 Dias em Entebbe”, do diretor José Padilha
12 de abril de 2018
Filme narra uma das operações militares mais famosas da história de Israel