Grupo LAIS, fundado em Fortaleza, pretende intensificar os estudos acadêmicos sobre Israel
13 dez 18

Grupo LAIS, fundado em Fortaleza, pretende intensificar os estudos acadêmicos sobre Israel

IBI

O LAIS (Latin American Israel Studies) foi oficialmente fundado em Fortaleza, no dia 19 de novembro de 2018. O encontro, que reuniu intelectuais do Brasil e Israel, aconteceu durante a conferência BIWARD.  Durante três dias, foram realizados painéis com apresentações das pesquisas acadêmicas dos participantes do grupo. Os participantes do grupo que fizeram apresentações foram: Arieh Saposnik (Ben-Gurion Research Institute), Renato Athias (Universidade Federal de Pernambuco), Samuel Feldberg (Universidade de São Paulo), Guilherme Casarões (Fundação Getulio Vargas), Leonel Caraciki (Ben-Gurion Research Institute, Ben Gurion University), Fernando Brancoli (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Bruno Szlak (Universidade de São Paulo), Shai Tagner (Ben-Gurion Research Institute, Ben Gurion University) e Michel Gherman (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Segundo Michel, o objetivo do LAIS é intensificar os estudos acadêmicos sobre Israel. “Muitas vezes os estudos israelenses são considerados apenas estudos ideológicos e políticos. Queremos mudar isso e durante este primeiro encontro identificamos necessidades de produção de materiais, traduções e viabilizar residências acadêmicas de professores”, explica o historiador da UFRJ e colaborador do IBI.


Michel Gherman fala sobre o uso político da direita e da esquerda de Israel no Brasil

Atualmente, o LAIS está organizando em um grupo de trabalho para viabilizar os próximos encontros, que devem ser semestrais. O primeiro será um workshop, a ser realizado em maio de 2019, na PUC Rio, com participação de pesquisadores do tema em todo o Brasil. Em outubro, está prevista uma conferência internacional em São Paulo

Confira o que a mídia noticiou o evento

Artigos Relacionados


Chef americano-israelense ganha o prêmio gastronômico Top U.S

Calendar icon 3 de maio de 2017

Michael Solomonov, do restaurante americano Zahav, na Filadélfia, é celebrado por sua

Arrow right icon Leia mais

Entrevista com Bruno Bimbi, ex-dirigente do PSOL

Calendar icon 27 de novembro de 2020

Arrow right icon Leia mais

“Por que Israel deixou Mengele escapar?”

Calendar icon 29 de setembro de 2017

Artigo revela embates sobre as prioridades do Estado de Israel nas décadas seguintes ao Holocausto

Arrow right icon Leia mais