Michel Gherman participa de ciclo de capacitação dos madrichim da CIP
15 fev 19

Michel Gherman participa de ciclo de capacitação dos madrichim da CIP

O Manhigut é o curso de formação dos madrichim (tutores) da CIP (Congregação Israelita Paulista) – uma das maiores comunidades judaicas de SP. Neste começo de ano de 2019, o Manhigut se propôs a se renovar e vem fazendo inúmeras capacitações buscando novos conteúdos para fortalecer a formação de seus jovens. Nesse sentido, na última quarta-feira (13/2) ocorreu uma capacitação sobre Israel com Michel Gherman, historiador da UFRJ e colaborador do IBI.

Neste primeiro encontro, Michel conseguiu começar a provocar os educadores para o desafio que se tem ao falar sobre Israel. No atual momento social e político, fica evidente que transmitir Israel é complexo por si só; quando falamos de jovens adolescentes este processo se torna ainda mais delicado devido à polarização, em especial, da comunidade judaica.
Michel falou sobre o sionismo cristão, a influência dos valores cristãos na comunidade judaica, e como figuras como Edir Macedo (líder evangélico) vem se apropriando de símbolos judaicos e criando uma conexão no senso comum entre judeus e evangélicos. Além disso, Michel conduziu o encontro no sentido de sensibilizar os participantes para o contexto atual no qual a bandeira de Israel constantemente é associada a uma direita brasileira, ao mesmo tempo em ela é vista sendo queimada por aquilo que aparece na mídia como a esquerda. Onde estaria o lugar de Israel real?

Diante de tudo isso, provocou os madrichim no sentido de qual seria o verdadeiro desafio deles como educadores, como construir uma comunidade plural, democrática, críticas e sionista? “Michel provocou nossos educadores no mesmo sentido em que precisamos provocar nossos educandos, nos inspirou a pensar de forma mais profunda sobre Israel e nos mostrou como a conexão com Israel não está tão longe assim – falar sobre Israel é falar sobre a sociedade brasileira e seus paralelos”, contou Naomi Prata Feldman, uma das participantes.

Artigos Relacionados


Cenário político em Israel é tema do novo episódio do podcast do IBI

Calendar icon 11 de março de 2020

No dia 2 de março, Israel viveu sua terceira eleição em menos de um ano. Os principais concorrentes são o atual primeiro ministro, Benjamin Netanyahu, do Likud, e Benny Gantz, do Azul e Branco. Nas duas primeiras oportunidades, nenhum deles conseguiu formar coalizão. Agora, na terceira tentativa, Netanyahu saiu na frente. O seu partido conseguiu […]

Arrow right icon Leia mais

Playlist da semana: Artistas que recusaram o boicote a Israel

Calendar icon 5 de junho de 2019

Campanhas de boicote a Israel tem pedido que artistas cancelem seus show no país. Madonna, Bon Jovi, Nick Cave, Radiohead, KISS, Metallica, Paul McCartney, The Rolling Stones, Gogol Bordello e Lady Gaga foram alguns dos artistas que recusaram a pressão. Clique aqui para ouvir!

Arrow right icon Leia mais
How to make success business ?
How to make success business ?

Calendar icon 15 de agosto de 2017

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmodincididunt ut labore et dolore Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmodincididunt

Arrow right icon Leia mais