Em parceria com a Unibes, IBI lança curso “Definindo Israel: Geopolítica e Identidades Múltiplas”
Refletir sobre o multiculturalismo, as dimensões geopolíticas e a pluralidade existente em Israel nos dias de hoje é o que propõe o curso “Definindo Israel: Geopolítica e Identidades Múltiplas”. Entre os temas a serem discutidos em quatro encontros estão as configurações geográficas em Israel, sua diversidade étnica e social, os dilemas sobre a fundação do Estado judeu, e a religião e a laicidade em diversas esferas da sociedade.
Confira a programação:
3/10 – Conflito e narrativas sobre Israel e o Oriente Médio: uma abordagem crítica ao antissemitismo e à islamofobia
*Com Daniel Feldmann, economista, doutor em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp e professor adjunto do Departamento de Economia da Unifesp.
10/10 – Hannah Arendt, árabes e sionistas na fundação de Israel
*Com Omar Thomaz, professor dos Programas de Pós-Graduação em Antropologia Social e História do IFCH/Unicamp.
17/10 – A sociedade Israelense: os grupos étnicos que a compõe
*Com Michel Gherman, professor de história e coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Árabes e Judaicos da UFRJ e colaborador do Instituto Brasil-Israel.
24/10 – Entre Tel-Aviv e Jerusalém: Ortodoxos vs. seculares
*Com Marta Topel, antropóloga, pesquisadora e docente, diretora do Centro de Estudos Judaicos (USP).
Os encontros acontecerão às quintas-feiras de outubro, das 19:30 às 21:30, na sede da Unibes Cultural.
Endereço: Rua Oscar Freire, nº 2.500 – Sumaré.
Valor do curso: R$290,00, em até 3x.
Clique aqui para se inscrever.
Artigos Relacionados
David Grossman faz discurso para israelenses e palestinos enlutados
20 de abril de 2018
Escritor, que perdeu filho na guerra, participou de ato alternativo para recordar vítimas do conflito. Confira texto na íntegra.
Caso Prevent Senior, nazismo e a ética médica
6 de outubro de 2021
Anita Efraim e Amanda Hatzyrah conversaram Natália Pasternak e Michel Gherman
Retrospectiva 2018 de conteúdos sobre Jerusalém
13 de dezembro de 2018
Artigos, notícias e entrevistas foram feitas, em 2018, sobre a complexidade da cidade