IBI repudia discurso antissemita manifestado contra parlamentar judeu
12 dez 19

IBI repudia discurso antissemita manifestado contra parlamentar judeu

IBI

Na noite de quarta-feira, dia 11/12, o vereador Daniel Annenberg, do PSDB, foi chamado de “judeu filho da puta” por Adilson Amadeu, seu colega do DEM.

Experiências como essas são compartilhadas por vítimas de racismo há gerações. Como se não bastasse a gravidade de chamar alguém de “filho da puta”, é preciso ainda reforçar a agressão, trazendo à tona a origem étnica e racial que pode ser, na visão do agressor, também uma forma de ofensa.

A colocação de Amadeu é um clássico do antissemitismo mais tradicional. Mas por que isso apareceu agora? Ora, porque discursos de ódios não ficam apenas na televisão, eles descem para a vida.

Por isso, devemos repudiar a fala do vereador e entender que ela não é um mero acaso. Ela vem junto da violência que atravessa nossos tempos e nos distancia cada vez mais de valores democráticos, colocando no mesmo lugar os negros, os LGBT, as mulheres, os índios, os umbandistas, os judeus e outras tantas minorias.

E por isso devemos nos manifestar. Por todos nós. Antes que seja tarde.

Artigos Relacionados


Greenwald e Weintraub: quando a identidade judaica se torna político-ideológica é o tema do podcast do IBI

Calendar icon 24 de outubro de 2019

O convidado é Daniel Douek

Arrow right icon Leia mais

Michel Gherman sobre nazismo: esquerda x direita

Calendar icon 3 de abril de 2019

Arrow right icon Leia mais

Sobre Christchurch, intolerância e discursos de ódio

Calendar icon 18 de março de 2019

Daniel Ávila Caldeira comenta o recente atentado na cidade de Christchurch, na Nova Zelândia.

Arrow right icon Leia mais