Playlist da semana: Músicas tocadas pela Orquestra Filarmônica de Israel
A Orquestra Filarmônica de Israel, fundada por iniciativa do violinista polonês Bronislaw Huberman, fez seu primeiro concerto em Tel Aviv sob o comando de Arturo Toscanini em 1936. Imediatamente se tornou um dos pivôs da cena musical do país e ao longo dos anos adquiriu a reputação de uma das orquestras mais importantes do mundo. Logo depois, uma orquestra de rádio foi estabelecida (hoje a Orquestra Sinfônica de Jerusalém), cujos concertos transmitidos atraíram dezenas de milhares de ouvintes.
Organizações musicais adicionais foram fundadas em datas posteriores, incluindo a Orquestra de Câmara de Israel, a Beer Sheva Sinfonietta e orquestras baseadas em Haifa, Netanya, Holon, Ramat Gan e Rishon Lezion, bem como a Orquestra de Kibbutz de Israel, cujos membros são originários dos kibutzim de todo o país.
Clique aqui para ouvir.
Artigos Relacionados
Em Israel, a cúpula militar é mais “pomba” do que “falcão”
25 de setembro de 2018
Por Daniela Kresch
Há presidentes e presidentes
25 de março de 2020
Presidentes de diversos países têm atuado de diferentes maneiras frente à crise do coronavírus. Em Israel, Reuven Rivlin tem se colocado, desde o início, à frente do combate à doença. Nessa quinta feira, preocupado com o fato de muitos pais estarem em quarentena com suas crianças, decidiu ajudar de uma nova maneira. Durante meia hora, […]
É hora de defender a vida. Chega de fake news. Chega de negacionismo.
30 de março de 2020
A circulação de um vídeo do ministro da defesa de Israel é um excelente exemplo de fake news. Naftali Bennet aparece falando da necessidade de defender os mais velhos na epidemia de COVID-19. O video não apoia em nenhum momento a tal quarentena vertical propagada por grupos no Brasil. Qual não é nossa surpresa quando […]