Playlist da semana: Músicas tocadas pela Orquestra Filarmônica de Israel
A Orquestra Filarmônica de Israel, fundada por iniciativa do violinista polonês Bronislaw Huberman, fez seu primeiro concerto em Tel Aviv sob o comando de Arturo Toscanini em 1936. Imediatamente se tornou um dos pivôs da cena musical do país e ao longo dos anos adquiriu a reputação de uma das orquestras mais importantes do mundo. Logo depois, uma orquestra de rádio foi estabelecida (hoje a Orquestra Sinfônica de Jerusalém), cujos concertos transmitidos atraíram dezenas de milhares de ouvintes.
Organizações musicais adicionais foram fundadas em datas posteriores, incluindo a Orquestra de Câmara de Israel, a Beer Sheva Sinfonietta e orquestras baseadas em Haifa, Netanya, Holon, Ramat Gan e Rishon Lezion, bem como a Orquestra de Kibbutz de Israel, cujos membros são originários dos kibutzim de todo o país.
Clique aqui para ouvir.
Artigos Relacionados
Judaísmo ortodoxo é tema do novo episódio do podcast do IBI
8 de agosto de 2019
Com Anita Efraim, Daniel Douek e Sany Sonnenreich
60 anos do julgamento de Adolf Eichmann
14 de abril de 2021
Anita Efraim e Ana Buchmann conversaram com Renata Nagamine
Como falar de Auschwitz?
26 de janeiro de 2018
Leia artigo do colaborador do IBI, Rafael Kruchin