Editorial: a ONU e a lista de empresas que atuam nos territórios palestinos na Cisjordânia
14 fev 20

Editorial: a ONU e a lista de empresas que atuam nos territórios palestinos na Cisjordânia

A fundação da ONU serviu para  que o mundo marcasse uma nova fase em seu desenvolvimento. Após as tragédias humanas da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto, perspectivas de paz e multilateralidade estavam sendo construídas por uma instituição que deveria mediar as relações entre as nações do mundo.

Não é casual que, junto as estruturas formativas da ONU, já em 1948, tenham surgido entidades na organização ligadas aos Direitos Humanos. A ONU surge junto a uma nova concepção de direitos humanos. Mais universal, inclusiva e progressista. Essa concepção, nascida em 1948, hoje está em crise. De todos os lados do espectro político, os direitos humanos sofrem acusações. Para a nova extrema direita, esses direitos são uma luta “de esquerda” e, para setores da extrema esquerda, os direitos humanos protegem apenas privilegiados. Tanto um lado como o outro desconsideram o importante legado pós-holocausto: de que direito a humano é  a garantia de vida e dignidade para todos, sem exceção de gênero, raça, religião ou opinião política.

Por isso, nos causa muita preocupação quando vemos o Alto Comissariado dos Direitos Humanos da ONU publicando lista sobre empresas que, supostamente, contribuem para a manutenção da ocupação israelense dos territórios palestinos conquistados em 1967. Quem conhece a complexa realidade da região sabe que, reduzir essas empresas a apoiadores da ocupação, é injusto e pouco verdadeiro. Trata-se de uma simplificação que fortalece radicais de todos os lados.

A lista do Alto Comissariado da ONU, típica de regimes autoritários, parece ignorar situações muito mais graves de ameaça aos direitos humanos hoje no mundo.

Ao publicar tal lista, a Organização das Nações Unidas acaba por ideologizar o conceito dos direitos humanos e fortalece posições que tentam desconsiderar esse legado da modernidade e da Shoá. A publicação da lista negra enfraquece a própria ONU colocando-a como  parte interessada no jogo político internacional.

Nós lamentamos a publicação da lista negra, mas países como Irã e Síria comemoraram. O que pode ser um bom sinal do lado que estamos.

Artigos Relacionados


Conheça os formadores de opinião convidados pelo IBI para viajar para Israel e territórios palestinos

Calendar icon 19 de dezembro de 2019

Christian DunkerPsicanalista, Professor Titular do Instituto de Psicologia da USP (2014) junto ao Departamento de Psicologia Clínica. Obteve o título de Livre Docente em Psicologia Clínica (2006) após realizar seu Pós-Doutorado na Manchester Metropolitan University (2003). Possui graduação em Psicologia (1989), mestrado em Psicologia Experimental (1991) e doutorado em Psicologia Experimental (1996) pela Universidade de […]

Arrow right icon Leia mais

Milleni F. Rocha, colaboradora do IBI, conversa com membros do Movimento Juvenil Habonim Dror

Calendar icon 23 de janeiro de 2020

Na última segunda-feira, 20/01/2020, a colaboradora do IBI Milleni F. Rocha teve uma conversa com dois grupos de jovens na Machane, em Curitiba, do movimento juvenil Habonim Dror, que tem como objetivo integrar e formar jovens de diversas partes do país, que se interessam pelo debate sobre sionismo, a comunidade judaica no Brasil e as […]

Arrow right icon Leia mais

NOTA OFICIAL sobre visita ao Brasil do aiatolá iraniano Mohsen Araki

Calendar icon 20 de julho de 2017

O Instituto Brasil-Israel – IBI manifesta sua preocupação com a possível visita ao Brasil do aiatolá iraniano Mohsen Araki. Araki prega a destruição do Estado de Israel, defende pena de morte aos ateus e apoia grupos que se valem do terrorismo como instrumento de luta política. O IBI se alinha, neste momento, aos indivíduos e […]

Arrow right icon Leia mais