Editorial: a ONU e a lista de empresas que atuam nos territórios palestinos na Cisjordânia
14 fev 20

Editorial: a ONU e a lista de empresas que atuam nos territórios palestinos na Cisjordânia

A fundação da ONU serviu para  que o mundo marcasse uma nova fase em seu desenvolvimento. Após as tragédias humanas da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto, perspectivas de paz e multilateralidade estavam sendo construídas por uma instituição que deveria mediar as relações entre as nações do mundo.

Não é casual que, junto as estruturas formativas da ONU, já em 1948, tenham surgido entidades na organização ligadas aos Direitos Humanos. A ONU surge junto a uma nova concepção de direitos humanos. Mais universal, inclusiva e progressista. Essa concepção, nascida em 1948, hoje está em crise. De todos os lados do espectro político, os direitos humanos sofrem acusações. Para a nova extrema direita, esses direitos são uma luta “de esquerda” e, para setores da extrema esquerda, os direitos humanos protegem apenas privilegiados. Tanto um lado como o outro desconsideram o importante legado pós-holocausto: de que direito a humano é  a garantia de vida e dignidade para todos, sem exceção de gênero, raça, religião ou opinião política.

Por isso, nos causa muita preocupação quando vemos o Alto Comissariado dos Direitos Humanos da ONU publicando lista sobre empresas que, supostamente, contribuem para a manutenção da ocupação israelense dos territórios palestinos conquistados em 1967. Quem conhece a complexa realidade da região sabe que, reduzir essas empresas a apoiadores da ocupação, é injusto e pouco verdadeiro. Trata-se de uma simplificação que fortalece radicais de todos os lados.

A lista do Alto Comissariado da ONU, típica de regimes autoritários, parece ignorar situações muito mais graves de ameaça aos direitos humanos hoje no mundo.

Ao publicar tal lista, a Organização das Nações Unidas acaba por ideologizar o conceito dos direitos humanos e fortalece posições que tentam desconsiderar esse legado da modernidade e da Shoá. A publicação da lista negra enfraquece a própria ONU colocando-a como  parte interessada no jogo político internacional.

Nós lamentamos a publicação da lista negra, mas países como Irã e Síria comemoraram. O que pode ser um bom sinal do lado que estamos.

Artigos Relacionados


Michel Gherman conversa com coletivos pró-Israel na Brown University

Calendar icon 23 de abril de 2019

Michel Gherman, colaborador do IBI, esteve na Brown University para conversar com lideranças do Brown Students for Israel, do J-street e do @u brown sobre estratégias de combate aos movimentos anti-Israel na Universidade.  Na semana passada, uma das versões do movimento BDS, o Brown desinvest, organizou um plebiscito na Universidade. Em um resultado surpreendente, cerca […]

Arrow right icon Leia mais

Mensagem do Rabino Ariel para Purim: Haman, Amalek e os dias de hoje

Calendar icon 25 de março de 2019

Arrow right icon Leia mais

Congresso Sionista de 2020 tem condições inéditas

Calendar icon 21 de outubro de 2020

Para quem não sabe, está em andamento o 38° Congresso da Organização Sionista Mundial. Pela primeira vez na história, por conta do contexto de pandemia, o congresso acontece de forma virtual. Mas não é só isso que transforma o congresso de 2020 em inédito.  Fundado em 1897, os encontros têm sido marcados pela formação de […]

Arrow right icon Leia mais