Atividades religiosas em meio à pandemia
25 mar 20

Atividades religiosas em meio à pandemia

Além da luta contra o coronavírus, Israel trava uma luta cultural em tempos de epidemia. Tal qual acontece no Brasil, o governo israelense esta tentando restringir ao máximo as rezas e atividades de culto religioso para conter a disseminação do vírus. Acontece que, para alguns grupos em Israel, principalmente os membros de algumas seitas ultra-ortodoxas, os mandamentos religiosos têm muito mais peso do que as ordens do governo.

Assim, enquanto há diminuição das ações públicas, alguns grupos ultra-ortodoxos mantêm suas atividades em pleno funcionamento. Se até ontem a tendência parecia de diminuição total das atividades, há pouco o Rabino Kamineski, líder dos ultra-religiosos lituanos (grupo amplo e numeroso), determinou que as yeshivot e sinagogas deveriam permanecer abertas.

Fica a pergunta: como reagir a esses grupos religiosos em um país multicultural, em que há liberdade de culto para todos e autonomia para grupos minoritários? Essa é uma questão que também cabe ao Brasil.

Artigos Relacionados


A ilegitimidade em favor do conflito

Calendar icon 28 de dezembro de 2018

Confira o texto de Eduardo Cukierkorn sobre Estado-Nação e Nacionalismos

Arrow right icon Leia mais

Andre Lajst: Trump cumpriu uma promessa que diversos presidentes fizeram e não tiveram coragem de levar a cabo

Calendar icon 7 de dezembro de 2017

Cientista político comenta anúncio de trasnferência da embaixada americana para Jerusalém

Arrow right icon Leia mais

Ronald Lauder: Israel, isto não é o que somos

Calendar icon 15 de agosto de 2018

Presidente do Congresso Judaico Mundial avalia os rumos do país em artigo para o NYT

Arrow right icon Leia mais