A banalização do nazismo é o tema do episódio do podcast dessa semana
Na última semana, as redes sociais se encheram de termos como “Noite dos Cristais”, “Terceiro Reich”, nazismo e outros. Não foi para falar de Holocausto exatamente… Mas sobre uma operação da Polícia Federal para desarticular uma rede de notícias falsas.
Como resposta, vieram as famigeradas notas de repúdio. Da Confederação Israelita do Brasil, a Conib, do Comitê Judaico Americano. Esse é o “E eu com isso?”, podcast do Instituto Brasil Israel – que também fez nota de repúdio. Mas hoje a gente quer entender qual é a verdadeira relevância de usar o nazismo para falar de qualquer coisa, de banalizar esse termo.
Hoje temos dois convidados: Karina Iguelka, psicanalista e diretora da Marcha da Vida, e Celso Zilbovicius, coordenador educacional da Marcha da Vida.
Onde ouvir
Artigos Relacionados
“Fake news” acusam Israel de ser o responsável pela explosão em Beirute
7 de agosto de 2020
“Fake news” costumam soar convincentes pois são produzidas, em geral, a partir de uma colagem de fatos verdadeiros. E tornam-se ainda mais sedutoras em meio a uma situação de incerteza, quando faltam informações precisas sobre o conteúdo narrado. Além disso, servem também para confirmar estereótipos que já circulam socialmente, o que impulsiona o seu alcance. […]
E eu com isso? #205 Fauda: Ficção ou realidade?
9 de fevereiro de 2023
CUIDADO COM SPOILERS! Com certeza você deve ter assistido ou, pelo menos, já ouviu falar da série de TV Fauda. A gente inclusive já falou da série por aqui, no episódio 65. A série israelense tem ação, drama, suspense, espionagem e recentemente a quarta temporada da série chegou nas plataformas de streaming e, com isso, […]