Derrubar monumentos? Cidade, memória, patrimônio e racismo no Brasil e em Israel
24 jun 20

Derrubar monumentos? Cidade, memória, patrimônio e racismo no Brasil e em Israel

Desde o assassinato de George Floyd na cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, o mundo tem conhecido uma série de manifestações antirracistas. 

Com o tempo, os protestos alcançaram também o campo da memória pública. Além do racismo policial, monumentos e estátuas passaram a ser alvo das reivindicações. Alguns foram até mesmo derrubados por manifestantes. 

Os protestos contra monumentos que trazem simbologias racistas nos colocam novas questões sobre o papel das cidades e dos patrimônios históricos na luta antirracista. 

No webinar “Derrubar monumentos? Cidade, memória, patrimônio e racismo no Brasil e em Israel”, organizado pelo Instituto Brasil-Israel, com o apoio do coletivo Judeus pela Democracia e do Niej, discutiremos esses processos a partir das realidades israelenses e brasileiras. 

O encontro será feito pelo zoom, no próximo domingo, 28/06, às 16:00. 

Não precisa de inscrição para participar, basta acessar o link: https://bit.ly/webinar_monumentos

CONVIDADAS

Aline Montenegro Magalhães: Doutora em História pela UFRJ com pós-doutorado em Museologia pela UNIRIO. Pesquisadora no Museu Histórico Nacional e professora do MBA em Gestão de Museus e do ProfHistória da UNIRIO. Há mais de 20 anos estuda museus, colecionismo e patrimônio.

Cecilia Cohen:Licenciada em Educação e História da Arte. Guia do Yad Vashem e Marcha da vida na Polônia. Atual estudante de Guia de turismo em Israel.

Juliana Kaiser: Licenciada em História da Arte. Foi Coordenadora do Programa Educativo do CCBB. Atua como gestora de projetos sociais e é professora convidada de Responsabilidade Social da UFRJ

Leila Danziger: Artista visual, professora dos cursos de graduação e pós-graduação do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pesquisadora do CNPq e Faperj.

MEDIAÇÃO

Nina Kertzman: Graduada em Relações Internacionais pela UFRJ, membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos (NIEJ) e educadora da área de Literatura Judaica.

Artigos Relacionados


E eu com isso? #44 – Dança folclórica judaica

Calendar icon 11 de dezembro de 2019

Arrow right icon Leia mais

Jaime Spitzcovsky fala sobre as transformações no Oriente Médio em evento de fim de ano do IBI

Calendar icon 20 de dezembro de 2017

Antes da palestra, presidente do instituto apresentou um balanço do trabalho em 2017

Arrow right icon Leia mais

Com todos os seus descompassos, Israel acertou em cheio na sua resposta ao COVID-19

Calendar icon 5 de maio de 2020

Por Leonel Caraciki

Arrow right icon Leia mais