Brasil terá representante em um dos maiores eventos judaicos-LGBTQ internacionais
02 ago 20

Brasil terá representante em um dos maiores eventos judaicos-LGBTQ internacionais

Na última década, diversas iniciativas de inclusão e diálogo sobre a temática LGBTQ vêm ganhando espaço dentro do mundo judaico em suas diversas nuances, desde religiosa até cultural. Organizações, instituições e grupos ao redor do globo vêm criando ambientes e oportunidades para receber e ouvir uma parcela da comunidade judaica que por um tempo se considerou à parte da mesma. 

Neste ano, apesar das dificuldades ocasionadas pela pandemia do COVID-19, estas diversas organizações têm se mobilizado para que o engajamento de seus projetos não seja interrompido. Assim, aproveitando-se da internet e dos mais diversos formatos tecnológicos para se conectarem em nível global, vêm desenvolvendo projetos para educação e ativismo LGBTQ-judaico.

A Agudá (Organização nacional LGBTQ de Israel) em parceria com a Wider Bridge, Keshet, JQY e outras organizações LGBTQ judaicas ao redor do mundo desenvolveram o projeto “Pride In The Living Room” com o objetivo de compartilhar histórias e conteúdo de educação LGBTQ-judaica para, além de produção de conhecimento sobre a temática, também atingir pessoas que precisam e podem se sentir representadas a partir desta iniciativa. Para o projeto, foram convidados ativistas, referências e lideranças da temática provenientes de oito países. O Brasil se destaca sendo o único país latino-americano com um representante. 

Integrante da comunidade judaica do Recife, Pernambuco, André Liberman foi responsável pelo primeiro “Pride Shabat” (cerimônia de shabat dedicada à diversidade) dentro de uma sinagoga com uma liturgia e prédica inclusiva no país, além de ser escritor do primeiro material de celebração do Chodesh haGa’avá (mês do orgulho) da União do Judaísmo Reformista da América Latina.

Aos vinte anos, é membro da juventude da UJR-Amlat e colaborador do Instituto Brasil-Israel, sendo um dos paticipantes do departamento LGBTQ do Instituto. Também integra o “Hineni”, grupo de inclusão social LGBTQ da Federação Israelita de São Paulo. Ativista pelos direitos humanos com foco nos direitos LGBTQ, é estudioso da temática LGBTQ-judaica, principalmente no tratante de assuntos relacionados à religião e espiritualidade, além da história do movimento de empoderamento dentro do mundo judaico. 

No evento, André abordará questões do judaísmo relacionadas à temática LGBTQ e a importância do ativismo enquanto um valor judaico, além de sua experiência enquanto judeu LGBTQ. Será transmitido por Zoom e pela página oficial da Agudá no facebook no dia 04 de agosto (terça-feira) às 15:30 no horário de Brasília. Para participar, basta ficar atento à página do evento no facebook, onde será disponibilizado o link do zoom antes da transmissão. O Instituto Brasil Israel apoia, não só como um evento com participação de um dos membros do Instituto, mas como uma forma de demonstração e incentivo à equidade e pluralidade não só para a vivência judaica, mas também como exemplo para a sociedade como um todo.

Artigos Relacionados


Terrorismo faz mais uma vítima

Calendar icon 23 de agosto de 2019

Rina Shnerb tinha 17 anos

Arrow right icon Leia mais

Judeus negros são o tema do episódio do podcast da semana

Calendar icon 26 de junho de 2020

O mundo inteiro parece estar falando sobre George Floyd, Rayshard Brooks, sobre o caso Miguel, que caiu da janela em Pernambuco, sobre João Pedro, assassinado pela polícia do Rio de Janeiro, e Black Lives Matter. Nesse contexto, como se posiciona a comunidade judaica? Como judeus fala-se sobre uma obrigação de nos responsabilizar sobre qualquer tipo […]

Arrow right icon Leia mais

Antissemitismo Moderno

Calendar icon 21 de julho de 2021

Amanda Hatzyrah e Ana Clara Buchmann conversaram com Maria Luiza Tucci

Arrow right icon Leia mais