9 curiosidades sobre o Bahrein
15 set 20

9 curiosidades sobre o Bahrein

Ana Clara Muner

9 curiosidades sobre o Bahrein, país que assina, nesta terça-feira (15/09), acordos de normalização das relações diplomáticas com Israel.

1. Bahrein é um território situado no golfo Pérsico, formado por 36 ilhas.

2. A pesca de pérolas foi, durante muito tempo, sua principal fonte de riquezas. Em 1932, descobriu-se petróleo em Awali, no centro da ilha de Bahrein.

3. Foi o primeiro país a descobrir, explorar e exportar petróleo no Golfo Pérsico. No entanto, estudos dizem que ele poderá se esgotar na primeira metade deste século.

4. Bahrein é, desde 1973, uma monarquia constitucional, com um primeiro-ministro e um gabinete integralmente apontados pelo rei Hamad bin Isa al-Khalifa.

5. Há tensões políticas profundas entre a família real sunita e a população de maioria xiita. Os xiitas em geral descendem da população persa que ocupou a ilha no passado, enquanto que os sunitas são árabes ligados à dinastia que governa o país.

6. A composição étnica do país é formada por árabes barenitas (63%), outros árabes (12%), afeganes, paquistaneses e indianos (25%).

7. Foi um protetorado militar e comercial do Reino Unido, depois de terem assinado um tratado de nome Trégua Perpétua de Paz, em 1861. Adquiriu sua independência em 1971.

8. Em 2011, houve uma série de protestos pró-democracia no país, inspirados na Primavera Árabe, mas foram reprimidos com violência. A monarquia sunita suprimiu direitos políticos e liberdades civis e combateu duramente dissidentes xiitas.

9. Em 2001, as mulheres votaram pela primeira vez

Artigos Relacionados


Uma mistura do Brasil com o Egito: último episódio da série sobre imigração judaica

Calendar icon 17 de março de 2021

Amanda Hatzyrah e Anita Efraim conversam com Joelle Rouchou

Arrow right icon Leia mais

“O cinema é um reflexo cultural do que ocorre na sociedade”

Calendar icon 19 de outubro de 2018

Em entrevista ao IBI, professor do curso de cinema israelense da USP fala sobre o tema

Arrow right icon Leia mais

Ronald Lauder: Israel, isto não é o que somos

Calendar icon 15 de agosto de 2018

Presidente do Congresso Judaico Mundial avalia os rumos do país em artigo para o NYT

Arrow right icon Leia mais